Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

125 anos do nascimento de Oswaldo Aranha

125 anos do nascimento de Oswaldo Aranha

Conteúdo postado em 16/07/2019

Olá, Sapientes!

 

Em nossa trajetória de estudos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), nós, certamente, iremos nos aprofundar sobre os grandes nomes da chancelaria brasileira e sobre quais as suas contribuições para o país. Pois bem, hoje nós vamos trazer um desses ícones, o qual muitos consideram ser, depois do Barão do Rio Branco, o mais importante chanceler do século XX.

 

Sim, estamos falando de Oswaldo Euclydes de Souza Aranha, ou simplesmente Oswaldo Aranha, que, neste ano, mais precisamente em 15 de fevereiro de 1894, completou 125 anos de seu nascimento. Mas será que vocês se recordam o porquê dele ser aclamado como um dos maiores chanceleres que o Brasil já teve? Mais ou menos? Então, vamos juntos lembrar alguns de seus grandes feitos.

 

Oswaldo Aranha nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul, e formou-se em Direito no Rio de Janeiro. Teve importante atuação na carreira política, na qual foi eleito para os cargos de prefeito, deputado estadual e deputado federal. Também foi nomeado secretário dos Negócios Interiores e Exteriores do Rio Grande do Sul e participou da campanha de lançamento da candidatura de Getúlio Vargas. No governo de Vargas, assumiu as pastas do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, do Ministério da Fazenda e, posteriormente, em 1938, do Ministério das Relações Exteriores, onde permaneceu até o ano de 1944.

 

Em 1947, assumiu o posto de chefe da delegação brasileira na então criada Organização das Nações Unidas. Seu maior feito foi presidir a II Assembleia Geral da ONU, na qual ocorreu a votação referente ao Plano da ONU para a partição da Palestina de 1947, que resultou na criação do Estado de Israel. Tal realização tornou-se motivo suficiente para sua indicação em concorrer ao Prêmio Nobel da Paz no ano de 1948, o qual, infelizmente, não ganhou. Cabe ressaltar aqui que, em visita a Israel, em março deste ano, o presidente Jair Messias Bolsonaro citou a importância do nome de Oswaldo Aranha na criação daquele Estado, o que já faz nosso radar de temas quentes para a prova do CACD de 2019 apitar fervorosamente, não é mesmo? Anotem essa dica!

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Com a publicação do edital para o CACD, o Sapi lançou o terceiro – e último – lote para o curso Maratona 1ª Etapa 2019, com uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, claro, as aulas estarão atualizadas e totalmente alinhadas com as alterações do novo conteúdo programático. O momento é este. Então, vem revisar com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 3º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

cacd-diplomata-itamaraty-diplomacia-125-anos-do-nascimento-de-oswaldo-aranha

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS