Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

175 anos da Convenção de Poncho Verde

175 anos da Convenção de Poncho Verde

Conteúdo postado em 02/09/2020

Olá, sapientes!

 

A Convenção/Tratado/Paz de Poncho/Ponche Verde (é muito nome para um evento histórico, né?) foi o documento que pôs fim à Revolução Farroupilha após 10 anos de guerra. Bora lá entender um pouco mais sobre esse acordo de paz do Segundo Reinado que é super importante para os seus estudos para o CACD!

 

A Convenção de Poncho Verde

 

Como de praxe, a monarquia lusitana reprimia as sublevações e, em seguida, fazia concessões aos revoltosos. Com a Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, não poderia ser diferente. D. Pedro II, ainda no início do reinado, envia o Duque de Caxias para reprimir a Farroupilha, mas, após controlar o movimento, assina a Convenção de Poncho Verde de 1845 para acalmar os ânimos dos revoltosos.

 

Consequências do acordo

 

No acordo, a cavalaria farroupilha passa a ser integrada ao exército brasileiro com as mesmas patentes já estabelecidas pelo exército revolucionário, o que ajudou a desfazer o sentimento de rivalidade dos cavaleiros da Farroupilha com a Guarda Nacional, além de favorecer o sentimento de perdão e integração antigos secessionistas à estrutura administrativa do país. O Rio Grande do Sul, que havia declarado independência, volta a fazer parte do Brasil e os estancieiros ficam responsáveis pela administração local, já que uma das queixas dos revoltosos era a ingerência de administradores nomeados pelo Rio de Janeiro.

 

Como resultado da Convenção de Poncho Verde, o Brasil herda as alianças dos farroupilhas (Rivera do Uruguai e Urquiza do norte da Argentina), que vão contribuir no combate e derrota do general argentino Rosas, que era a grande ameaça de dominação do Prata nesse período.

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?


Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 



 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.


Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS