Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

175 anos da Convenção de Poncho Verde

175 anos da Convenção de Poncho Verde

Conteúdo postado em 02/09/2020

Olá, sapientes!

 

A Convenção/Tratado/Paz de Poncho/Ponche Verde (é muito nome para um evento histórico, né?) foi o documento que pôs fim à Revolução Farroupilha após 10 anos de guerra. Bora lá entender um pouco mais sobre esse acordo de paz do Segundo Reinado que é super importante para os seus estudos para o CACD!

 

A Convenção de Poncho Verde

 

Como de praxe, a monarquia lusitana reprimia as sublevações e, em seguida, fazia concessões aos revoltosos. Com a Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, não poderia ser diferente. D. Pedro II, ainda no início do reinado, envia o Duque de Caxias para reprimir a Farroupilha, mas, após controlar o movimento, assina a Convenção de Poncho Verde de 1845 para acalmar os ânimos dos revoltosos.

 

Consequências do acordo

 

No acordo, a cavalaria farroupilha passa a ser integrada ao exército brasileiro com as mesmas patentes já estabelecidas pelo exército revolucionário, o que ajudou a desfazer o sentimento de rivalidade dos cavaleiros da Farroupilha com a Guarda Nacional, além de favorecer o sentimento de perdão e integração antigos secessionistas à estrutura administrativa do país. O Rio Grande do Sul, que havia declarado independência, volta a fazer parte do Brasil e os estancieiros ficam responsáveis pela administração local, já que uma das queixas dos revoltosos era a ingerência de administradores nomeados pelo Rio de Janeiro.

 

Como resultado da Convenção de Poncho Verde, o Brasil herda as alianças dos farroupilhas (Rivera do Uruguai e Urquiza do norte da Argentina), que vão contribuir no combate e derrota do general argentino Rosas, que era a grande ameaça de dominação do Prata nesse período.

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?


Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 



 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.


Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS