
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
O edital de política internacional é um dos mais extensos, e que tem mais peso nas provas do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), então, a sugestão de leitura dessa semana é um clássico que vai te ajudar a cobrir boa parte desse edital. Ficaram curiosos? Bora conferir!
Um dos livros mais frequentes nas bibliografias indicadas pelos professores é o “História das relações internacionais do Brasil”, escrito por Francisco Doratioto e Carlos Eduardo Vidigal. A publicação é um estudo sobre os eventos mais importantes das relações internacionais brasileiras, que também reúne diversas interpretações já consagradas na historiografia.
O nome Doratioto já é bem conhecido pelos ceacedistas mais experientes por causa de livros como “Maldita Guerra” e “Espaços Nacionais na América Latina”, importantes para estudar o edital de história.
Em “História das relações internacionais do Brasil”, Doratioto e Vidigal fazem uma análise da história brasileira, relacionando-a com o contexto internacional, partindo desde a Independência e início do processo de formação do Estado nacional brasileiro, até as questões relacionadas com o processo de integração da economia mundial no cenário de globalização da atualidade.
Pois bem… Já está bem claro que essa é uma das leituras que não pode faltar na sua bibliografia, né? Então, vamos aos estudos!
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.