Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

205° aniversário de Bismarck

205° aniversário de Bismarck

Conteúdo postado em 15/04/2020

Olá, futuros diplomatas!

 

Durante o percurso de preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), todos os ceacedistas irão, certamente, se deparar com o nome de Otto Von Bismarck (1815-1898), uma figura de destaque não apenas na história alemã, mas também na diplomacia ocidental do século XIX. Pois bem, hoje, o Blog Sapi vai falar um pouco sobre esse ícone da política internacional. 

 

Quem foi Bismarck?

 

Bismark nasceu em 1º de abril de 1815 e é lembrado como uma figura ambivalente: para uns, foi o responsável pela manutenção da paz sistêmica na Europa até o fim de sua política, quando as tensões imperialistas que levariam à Primeira Guerra Mundial começaram a se intensificar. Para outros, foi um militar germânico que orquestrou a unificação alemã com base em três guerras (contra a Dinamarca, em 1864; a Áustria, em 1866; e a França, entre 1870 e 1871). 

 

Em 18 de janeiro de 1871, data oficial da fundação do Império Alemão, os 25 estados germânicos foram unificados sob a liderança da Prússia, e Bismarck tornou-se o primeiro chanceler do Reich. Durante o seu mandato como "chanceler de ferro", de 1871 a 1890, introduziu o direito ao voto e sistemas de seguridade social, incluindo os seguros de saúde, aposentadoria e contra acidentes. Todas essas medidas foram respostas às demandas dos trabalhadores alemães ou estratégias para enfraquecer o partido social-democrata no país.

 

O papel de Bismarck na política externa

 

Em relação à política externa, Bismarck formulou o que ficou conhecido como "realpolitik bismarckiana”, que durou desde a unificação em 1871 até a sua saída do governo em 1890. A política externa de Bismarck substituiu o equilíbrio de poder do concerto europeu de 1815, rompido em termos reais e estruturais com a unificação. Em outras palavras, uma vez que a Alemanha já nasce como uma potência militar e econômica, ela tinha o potencial para desestruturar o equilíbrio que harmonizava a paz na Europa desde o fim das guerras napoleônicas, porém a nova potência escolhe não participar da corrida imperialista. Assim, durante a realpolitik, a Alemanha se coloca como uma “potência satisfeita”.

 

Você está se preparando para o CACD 2020?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS