Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

40 anos da Segunda Crise do Petróleo

40 anos da Segunda Crise do Petróleo

Conteúdo postado em 28/05/2019

Olá, Sapientes!

 

O post de hoje traz uma efeméride na história econômica mundial: os 40 anos da Segunda Crise do Petróleo. Vocês se lembram de ter estudado esse acontecimento? Pois bem, estamos falando de uma crise de grandes proporções e que levou longos sete anos para começar a se normalizar. Vamos relembrar o seu contexto?

 

Se estamos falando da segunda crise é porque houve uma primeira, e ela não aconteceu muito tempo antes. Pelo contrário, em 1973, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) havia se reunido e decidido pelo aumento do preço do barril e pela redução em sua produção, tendo em vista um cenário de aumento de consumo da matéria-prima e a dependência dos demais países que não detinham uma produção própria. Cerca de um ano depois, com a falta do produto ao redor mundo, a crise foi cessada, deixando sequelas econômicas em escala global.  

 

Ainda na mesma década, em 1979, irrompeu a Revolução Iraniana, sobre a qual falamos um pouco neste post aqui. A deposição da monarquia iraniana pró-Ocidente fez com que o país passasse a controlar os preços da matéria-prima conforme sua orientação política e religiosa. Nesse sentido, sendo o Irã o maior produtor de petróleo naquele momento, o preço do barril chegou a valores exorbitantes e um novo clima de racionamento se instalou mundo afora.

 

Em 1980, com o início da guerra entre o Irã e o Iraque, a crise chegou em seu ápice e as consequências foram gravíssimas. No Brasil, deu-se início ao que conhecemos como “a crise dos anos oitenta”, levando o país a um cenário político e econômico, cujas aterradoras consequências conhecemos muito bem.. O Segundo Choque do Petróleo só acabou sendo arrefecido em 1986, quando o Irã passou a não mais controlar o valor da matéria-prima e a direcionar seus esforços, prioritariamente, ao conflito com o país vizinho.

 

Mas eu devo saber essa data específica para o CACD?

 

A segunda crise do petróleo é um grande marco de nossa história recente, portanto, para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), além de nos lembramos em que ano ela teve início, é ainda mais importante sabermos o contexto histórico que a desencadeou e quais as suas implicações no mundo e no Brasil.

 

Nesse sentido, estamos falando de Economia, uma disciplina de grande relevância para o concurso, tendo em vista o seu notável peso na primeira fase – foram 8 questões de um total de 73 na prova de 2018 – e na terceira fase, cuja prova específica contou com 4 questões dissertativas que juntas somaram até 100 pontos na nota final de classificação. Não dá pra marcar bobeira nessa matéria, não é mesmo?

 

E como eu faço para lembrar a matéria de Economia antes da prova?

 

Fiquem calmos, pois nós temos uma ótima notícia! O Sapientia acaba de lançar o Maratona 1ª Etapa 2019, para fazer uma super-revisão verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do CACD. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, né? E aí, curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS