Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

40 anos do Programa Antártico Brasileiro

40 anos do Programa Antártico Brasileiro

Conteúdo postado em 20/04/2022

Olá, sapientes!

 

Precisamos falar sobre um dos programas brasileiros de maior relevância tanto para o meio ambiente quanto para a pesquisa e inovação: o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que está comemorando o seu 40° aniversário e merece a nossa atenção e admiração! 

 

Primeiro, vamos voltar alguns anos para entender em que contexto o PROANTAR foi lançado...

 

Em 1959, foi assinado, em Washington, o Tratado da Antártica, no qual os países se comprometeram a discutir pacificamente os usos dos recursos dessa região. A partir desse acordo, o continente gelado passou a ser uma área internacional, com reivindicações territoriais estritamente proibidas, e resguardado para a pesquisa científica.

 

Apesar da relevância desse acordo, o Brasil só o ratificou em 1975 (Decreto nº 75.963) e, apenas em 1983, passou a integrar a chamada Parte Consultiva, junto com outros 28 países que também obtiveram esse status. Lembrando que, para ser membro consultivo, o tratado determina que o país desenvolva algum tipo de pesquisa na região. 

 

Esse status que dá maior autoridade para a agenda brasileira nos temas relacionados com a Antártica foi alcançado após o início do Programa Antártico Brasileiro em 1982. Esse programa foi inaugurado durante a primeira Operação Antártica brasileira (OPERANTAR I), que durou até 1983 e, desde então, tem o objetivo de promover a produção científica na região, com o Brasil já tendo dado início a diversas outras operações na região - hoje, ele está na 40ª Operação Antártica Brasileira (OPERANTAR XL).

 

Estação Antártica Comandante Ferraz

 

Voltando um pouco no tempo, em 1984, o Brasil inaugurou a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Uma das pesquisas que está sendo desenvolvida nessa estação atualmente é relacionada com o comportamento de fungos endêmipcos da região, que poderiam ser usados no desenvolvimento de fungicidas para combater a ferrugem asiática, uma doença causada por outro tipo de fungo que afeta mundialmente a agricultura, gerando perdas bilionárias em lavouras, como a da soja.

 

Protocolo ao Tratado da Antártica

 

Outro instrumento que todo ceacedista precisa conhecer é o Protocolo ao Tratado da Antártica sobre Proteção ao Meio Ambiente, também conhecido como Protocolo de Madri de 1991. Esse acordo complementou o Tratado da Antártica, elevando o continente antártico à condição de Reserva Natural Internacional dedicada à Ciência e à Paz, fato que só poderá ser renegociado após 50 anos, em 2048, desde que haja acordo unânime dos membros consultivos do Tratado da Antártica. Esse status implica a proibição da exploração econômica dos recursos minerais até o ano de 2047.

 

Já é constatado cientificamente que a Antártica é o principal regulador térmico do planeta, uma vez que influencia as alterações atmosféricas e oceânicas, guiando a sazonalidade climática e as condições de vida na Terra. A gente não pode esquecer também que, nessa região, estão concentradas 70% das reservas de água doce do mundo, fora a grande riqueza biológica e mineral que é protegida lá.

 

Sendo assim, não dá para deixar de falar dos efeitos do aquecimento global na Antártica, que geram disturbios climáticos em todo o planeta. Ela influencia correntes marinhas, da qual a reprodução de diversos animais é dependente; o regime de chuvas, que define a produção mundial de alimentos; além dos riscos de furação. Não dá para negar, assim, o motivo de, nesse aniversário do Proantar, o Itamaraty ter ressaltado o comprometimento brasileiro com o fortalecimento do Sistema do Tratado Antártico (STA).

 

Quer se preparar para o CACD, mas não sabe como começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS