Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Tratado da Antártica

Sugestão de leitura para o CACD: Tratado da Antártica

Conteúdo postado em 10/10/2019

Olá, Sapientes!

 

O post de hoje traz uma proposta um pouco diferente das colunas anteriores, já que nossa sugestão de leitura da semana é em comemoração a uma efeméride que, em breve, completará 60 anos de sua realização. É um tema nada mau para uma questão discursiva no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, vocês não acham? Bom, tendo em vista a proximidade das provas de segunda fase do CACD, nossa dica de leitura vai ser bem light e tomar um tempinho bem curto de seu planejamento de estudos. E aí, curtiram a ideia? Então, vamos à sugestão.

 

Em 1º de dezembro de 1959, os governos da Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido, República Sul Africana e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas assinaram o chamado Tratado da Antártica, reconhecendo que era de interesse da humanidade que o continente da Antártica tivesse uso exclusivamente pacífico, evitando, dessa forma, o surgimento de conflitos internacionais.

 

Por se tratar de uma zona isolada, com temperaturas muito baixas e mares de difícil acesso e navegação, a Antártica tornou-se um continente inóspito e desabitado. No entanto, sua localização estratégica e a existência de terras inexploradas incitou a ambição de alguns países em se apropriarem e militarizarem a região. Com a assinatura do acordo, estabeleceu-se um modelo de governança com vistas para a manutenção da paz, para a valorização de pesquisas científicas e para a preservação ambiental, tendo sido possível desmilitarizar seu território também.

 

No Brasil, o acordo foi promulgado em 11 de julho de 1975, por meio do Decreto nº 75.963/1975. Em 2016, a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, da Marinha brasileira, publicou uma edição contendo a contextualização da assinatura do Tratado da Antártica, bem como do Protocolo ao Tratado da Antártica sobre Proteção ao Meio Ambiente, promulgado em 1998 no Brasil. O arquivo ainda apresenta a explicação das operações da Marinha naquele continente, com várias fotos, para podermos compreender e visualizar o trabalho brasileiro na Antártica. Ah, e tudo isso em pouquíssimas páginas, o que é ainda mais interessante, não acham?

 

E aí, ficaram interessados? Então cliquem neste link aqui e baixem a edição gratuitamente. Boa leitura a todos e ótima prova aos candidatos aprovados para a segunda fase!!

 

Você quer ser diplomata?

 

Então este é o melhor momento! Durante esta semana, o Sapi vai apresentar o Workshop “Como Estudar para o Concurso da Carreira de Diplomata”, no qual serão discutidos os “3 Pilares” para a otimização na preparação de quem tem como objetivo o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. Será uma semana repleta de informações e direcionamento, para que possamos redefinir nosso foco, estruturar um plano de ação pragmático e entender como realmente devemos estudar para o CACD. E o mais importante: tudo isso será 100% on-line e gratuito. Imperdível, não é mesmo?

 

>>> Garanta já sua vaga no Workshop clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-tratado-da-antartica

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS