Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

O Pacto de Letícia pela Amazônia

O Pacto de Letícia pela Amazônia

Conteúdo postado em 10/09/2019

Olá, Sapientes!

 

Retomando o fôlego após a prova do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) deste final de semana, a coluna de hoje traz uma notícia fresquinha sobre um tema que está amplamente em voga: a proteção da floresta amazônica. Convocada por Colômbia e Peru, a a reunião de cúpula pela Amazônia ocorreu nesta sexta-feira, 6 de setembro, na cidade de Letícia, na Colômbia, a qual se destaca por ser uma tríplice fronteira entre as nações anfitriãs e o Brasil.

 

O encontro contou com a presença de presidentes e representantes de sete dos nove países detentores de porções amazônicas: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname, sendo que o Brasil foi representado por seu chanceler, Ernesto Araújo, e ainda contou com a participação do presidente, Jair Bolsonaro, por meio de videoconferência.

 

Durante a reunião, os sete países assinaram o documento intitulado Pacto de Letícia pela Amazônia, o qual consiste em um acordo de cooperação para a proteção da floresta e para a promoção do seu desenvolvimento sustentável, já que todos têm o interesse comum de proteger sua biodiversidade e de mitigar o alastramento de focos de incêndio. Trata-se, portanto, do estabelecimento de um espaço de diálogo regional em direção à proteção e ao uso consciente da região, a qual, sem dúvidas, possui fundamental importância para o mundo como um todo.

 

O acordo é composto por 16 pontos que apontam o compromisso dos países amazônicos em trabalhar coordenadamente no combate ao desmatamento, que é o principal fator causador de incêndios. Nesse sentido, a participação do Brasil é fundamental, já que o país é detentor de cerca de 60% da floresta amazônica e as medidas aqui tomadas reverberam nos outros países que dividem os 40% restantes dessa região. Enquanto isso, nós, ceacedistas, ficaremos muito atentos aos desdobramentos desse acordo aqui no Brasil e no cenário internacional, não é mesmo?

 

Você prestou a prova do CACD 2019?

 

Então, este convite é para você! Está acontecendo o nosso 4º Congresso Nacional dos Aspirantes à Carreira de Diplomata (CONACD), trazendo o melhor raio-x sobre tudo o que caiu no CACD 2019. São 8 dias de evento, com painéis destinados a cada uma das disciplinas cobradas na primeira fase do concurso e com uma análise completa feita por nossos professores especialistas em aprovação. Portanto, se você está procurando uma correção comentada de cada uma das questões da prova, com orientações para possíveis recursos e download de uma planilha exclusiva para cálculo da nota de corte, você não pode perder essa oportunidade. Ah, e o melhor: é tudo on-line e gratuito!

 

>>> Garanta sua presença no 4º CONACD clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

o-pacto-de-leticia-pela-amazonia

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS