Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

A Reunião do G7 e seus principais resultados para a política internacional

A Reunião do G7 e seus principais resultados para a política internacional

Conteúdo postado em 27/08/2019

Olá, Sapientes!

 

O cenário internacional tem sido tão movimentado nos últimos tempos, que até uma reunião tipicamente mais tranquila como o G7 tem acompanhado esse ritmo. A 45ª Cúpula do G7, formada pelos chefes de Estado e de governo da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, teve como sede a cidade de Biarritz, na França, e ocorreu entre os dias 24 e 26 deste mês.

 

O G7, que não é mais G8 desde 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia ao seu território, abordou diversos temas polêmicos em sua pauta, sendo um deles, inclusive, o eventual retorno da Rússia à cúpula. Essa discussão ainda não encontrou consenso no grupo, embora seja defendida pelos Estados Unidos e tenha alguma chance de se concretizar na próxima reunião que ocorrerá em solo norte-americano.

 

A guerra comercial entre China e Estados Unidos foi outro tema de grande debate no encontro, já que se trata de um entrave entre as duas maiores potências econômicas e o impacto de suas taxações mútuas é de escala mundial. Nesse sentido, o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, comunicou abertamente sua preocupação com o embate e defendeu o estabelecimento de uma paz comercial entre os dois países.

 

A tensão nuclear com o Irã era um dos assuntos de grande consternação na pauta do G7, porém não se chegou a uma solução para a escalada na produção iraniana de armas nucleares e para os embargos impostos pelos Estados Unidos. Os membros do grupo devem seguir lidando com o Irã bilateralmente e independentemente do impasse com os norte-americanos.

 

Por fim, porém não sendo o último dos temas abordados durante a cúpula, a preservação da Amazônia foi amplamente debatida e repercutida internacionalmente. Apesar do impasse diplomático entre os presidentes do Brasil e da França e o do desgaste de sua relação bilateral, o chefe de Governo francês anunciou a criação de um fundo internacional para projetos na região afetada pelas queimadas e prometeu levar para a ONU uma proposta mais abrangente sobre o problema.

 

Bem, não podemos perder de vista os debates levantados durante a reunião do G7 deste ano, que, ao que tudo indica, terão grandes desdobramentos ao longo dos meses que estão por vir. Ficaremos todos atentos, não é mesmo?

 

Nossa revisão para a prova do CACD 2019 é nesta semana!

 

A prova para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) já está quase aí e, neste momento crucial, toda ajuda para nos lembrarmos do conteúdo estudado é muito bem-vinda, você não acha? É pensando nisso, que, todo ano, o Sapi traz o evento mais importante para quem está prestes a realizar uma prova que testa tantos conhecimentos acerca de matérias tão variadas. Estamos falando do Hora H, um evento presencial, que terá sua transmissão online gravada, para que possamos relembrar os conceitos mais importantes e receber os insights mais quentes para a 1ª Fase do CACD. Serão só dicas boas que poderão, certamente, contribuir com seu desempenho na hora da prova.

 

O – e último – lote para participação no Hora H já está no finalzinho e você poderá escolher entre a modalidade presencial – limitada a apenas 20 vagas – ou a modalidade online, com a possibilidade de assistir a todas as gravações até o dia da prova. E mais, parte do valor arrecadado para o Hora H será revertida para a Casa Gota de Amor, que ajuda crianças com câncer que precisam de tratamento. E aí, curtiu? Então, vem com gente!

 

>>> Saiba mais sobre o último lote do evento Hora H de 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

a-reuniao-do-g7-e-seus-principais-resultados-para-a-politica-internacional

ARTIGOS RELACIONADOS