Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

A eleição de Boris Johnson e sua relação com o Brexit

A eleição de Boris Johnson e sua relação com o Brexit

Conteúdo postado em 30/07/2019

Olá, Sapientes!

 

A semana passada foi marcada por um importante acontecimento no cenário europeu: a ascensão do conservador Boris Johnson ao posto de primeiro-ministro do Reino Unido. Vocês acompanharam esse fato? Pois bem, a eleição do ex-prefeito de Londres para o cargo de premiê não causou muitas surpresas, já que seu favoritismo, dentro do Partido Conservador, era claro. Não foi à toa que recebeu o dobro de votos necessários para assumir a nova posição. Mas quais serão as possíveis consequências para o Brexit agora que temos um substituto de Theresa May no poder? Bem, vamos a algumas reflexões.

 

Vocês se lembram da atuação de Boris Johnson contra David Cameron, o premiê da época, no fatídico plebiscito pela saída ou não do Reino Unido da União Europeia? Pois é, Johnson sempre foi um defensor da saída do bloco europeu e a sua atual promessa é a de que o país deixe a UE até 31 de outubro deste ano – com ou sem acordo. Isso porque o não cumprimento desse prazo significaria uma perda de confiança de altas proporções para o sistema político do país, conforme seu ponto de vista.

 

Em seu primeiro discurso, Johnson advertiu que, caso a UE não aceite os termos da saída do Reino Unido do bloco, a ruptura será feita mesmo assim, com o país embolsando os quase R$200 bilhões devidos ao bloco, como forma de amenizar os impactos econômicos de sua retirada. Trata-se, portanto, de uma postura combativa que pretende pressionar os membros do bloco europeu a aceitarem a ruptura com o país.

 

Tendo ele próprio afirmado que é o Trump britânico, Johnson afirmou, também, que a pretensão de seu governo é a de realizar o Brexit, de uma vez por todas, e de promover a união da nação com vistas a torná-la o melhor país do mundo. Qualquer semelhança com o slogan Make America great again não é mera coincidência. Bom, caríssimos Sapientes, é nosso dever acompanhar, bem de perto, todos os desdobramentos decorrentes dessa nova fase entre Reino Unido e União Europeia, não é mesmo?

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Então, fique com uma ótima notícia! Com a publicação do edital para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapi lançou o terceiro – e último – lote para o curso Maratona 1ª Etapa 2019, com uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, claro, as aulas estarão atualizadas e totalmente alinhadas com as alterações do novo conteúdo programático. E aí, curtiu? Então, vem revisar com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 3º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

a-eleicao-de-boris-johnson-e-sua-relacao-com-o-brexit

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS