
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Sabiam que a França já teve colônias na América do Sul para além da nossa querida Guiana Francesa? Além disso, sabiam que esse tema já apareceu na primeira fase do CACD? Por isso, nada melhor do que aproveitar o aniversário da França Equinocial para conhecer um pouco mais sobre essas colônias francesas, né?
França Equinocial (1612)
Localizada ao norte do país, a aniversariante da vez foi, na realidade, a segunda tentativa dos franceses de se fixarem no território que hoje faz parte do Brasil. Essa ocupação ocorreu na região maranhense entre os anos de 1612 a 1615, tendo inicio com a expedição liderada por Daniel de La Touche (1570-1631), que conseguiu a aliança com os índios Tupinambás da região para fazer frente aos portugueses.
O resultado foi a fundação, em 1612, do forte de São Luís, atual capital do Maranhão, em homenagem ao rei canonizado Luís IX, para servir de ponto central para a França Equinocial.
A resposta brasileira foi iniciar a ocupação do Vale Amazônico com a fundação do Forte de Belém, em 1616, por ordem do monarca espanhol da União Ibérica. Isso acabou sendo bastante positivo para o Brasil, como a história evidencia nos séculos seguintes, pois garante o controle brasileiro do acesso à bacia amazônica, além da legitimidade da ocupação, que seria reconhecida no século XVIII, com o tratado de Madrid de 1750.
É importante notar que, diferentemente da França Antártica, a França Equinocial foi uma iniciativa de católicos que tinham o objetivo, também, de catequizar a população local.
Após muitas batalhas, os franceses foram expulsos definitivamente, em 1615. Mesmo assim, eles não desistiram de buscar um território na América do Sul. Até que conseguiram, com a fundação de Caiena em 1637, estabelecer a Guiana Francesa, hoje departamento francês na América.
França Antártica (1555)
É a colônia francesa do sul. Foi a primeira tentativa de colonização dos franceses no território considerado português pelos ibéricos e durou cerca de quinze anos. Acabou sendo instalada onde hoje é o Rio de Janeiro, com o objetivo de acolher os franceses protestantes fugidos da perseguição religiosa na França.
Para terminar, fica aqui uma dica simples que pode ajudar a não confundir essas duas tentativas: diferenciar os termos geográficos para o norte e para o sul.
Norte > Ártico, Setentrional, Boreal (“northern lights”);
Sul > Antártico, Meridional, Austral (lembrar da Austrália, que fica no hemisfério sul);
Lembrando que equinócio é o fenômeno em que o sol atinge o seu ponto mais próximo da linha do equador, então, faz sentido usar equinocial para qualificar aquela região do norte do Brasil.
Para você que deseja fazer uma revisão verdadeiramente eficiente para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) deste ano, o Sapientia desenvolveu o Maratona 1ª Etapa CACD, um programa intensivo de revisão para o CACD 2022, no qual você poderá revisitar o conteúdo constante no edital de forma intensiva, prática e estratégica, priorizando os temas mais recorrentes e atuais, visando a primeira fase do concurso. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre o Maratona 1ª Etapa CACD 2022 clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.