Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

60 anos da fundação da Associação Europeia de Livre-Comércio

60 anos da fundação da Associação Europeia de Livre-Comércio

Conteúdo postado em 03/06/2020

Olá, sapientes!

 

Pouco se fala sobre a EFTA (European Free Trade Association), ou Associação Europeia de Livre-Comércio (AELC), mas ela foi muito importante por fazer parte da evolução do processo de integração europeia. Essa organização funciona até hoje, mas só com alguns dos membros fundadores, que são: Islândia, Suíça,  Liechtenstein e Noruega. O Blog Sapi te explica melhor! 

 

Fundação da Associação Europeia de Livre-Comércio  

 

Em 1960, a EFTA foi fundada com a participação da Suécia, Dinamarca, Áustria, Portugal, Reino Unido, Suíça e Noruega, para servir como alternativa ao embrião da União Europeia, a Comunidade Econômica Europeia (CEE). No entanto, diferentemente da CEE, ela não tinha o objetivo de servir como etapa para a intensificação da integração Europeia. Enquanto havia debates na CEE sobre uma futura integração da política e segurança europeia, a EFTA limitava-se às relações econômicas.

 

A criação da União Europeia

 

A criação da União Europeia, com a entrada em vigor do Tratado de Maastricht em 1992, gerou o progressivo enfraquecimento da EFTA. A UE já nasceu com uma grande dimensão e força no cenário mundial, apresentando mais vantagens para os países europeus que a EFTA. Como consequência, as regulamentações e as normas legais da EFTA foram gradualmente sendo adaptadas aos da UE, como uma forma de permitir a integração econômica mesmo dos países resistentes à integração política.

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS