Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

90 anos da assinatura do Tratado de Lima

90 anos da assinatura do Tratado de Lima

Conteúdo postado em 20/08/2019

Olá, Sapientes!

 

Hoje é dia de relembrar os detalhes daquele que foi um dos maiores conflitos na América do Sul no século XIX: a Guerra do Pacífico. Esse assunto já foi tema de um post anterior por aqui, mas nosso intuito, agora, é o de recordar a finalização de um embate territorial, decorrente dessa guerra, que só foi resolvido no século posterior. E aí, você que vai prestar o Concurso de Diplomata (CACD) em 2019, curtiu o tema? Então, vamos lá!

 

Como vocês devem se lembrar, a Guerra do Pacífico foi um conflito que ocorreu de 1879 a 1883, envolvendo o Chile, a Bolívia e o Peru. Em consequência da imprecisão quanto à delimitação de fronteira durante a vigência dos vice-reinos coloniais da Espanha na região e, também, como parte do processo de formação territorial subsequente, um violento conflito acabou por eclodir entre esses países. Lembrando que interesses econômicos também permeavam as causas, já que a Bolívia lutava por sua saída para o mar e a região disputada era rica em insumos utilizados na produção de fertilizantes agrícolas.

 

Em 1883, com a assinatura do Tratado de Ancon, Peru cede definitivamente o território de Tarapacá para os chilenos, autorizando, também, a ocupação chilena das regiões de Arica e Tacna, que teriam sua nacionalidade definida por meio de plebiscito após 10 anos. Bolívia assina uma trégua com o Chile em 1884, cedendo o litoral para o vizinho. O estado de guerra entre os países só cessa, contudo, em 1904, com o Tratado de Paz e Amizade.

 

Contudo, em 3 de junho de 1929, o Tratado de Lima foi firmado entre Chile e Peru, pondo fim à controvérsia que ainda perdurava em relação à soberania das províncias de Tacna e Arica. Segundo o tratado, a Província de Tacna se reincorporava ao Peru, no entanto que a de Arica ficava no poder do Chile, comprometendo-se este último a pagar ao Peru uma indenização de seis milhões de dólares. E, em 28 de agosto de 1929, a província de Tacna foi finalmente reincorporada ao território peruano, motivo de grande comemoração patriótica no país.

 

Atenção! Última chamada para a revisão da prova do CACD 2019!

 

A prova para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) já está quase aí e, neste momento crucial, toda ajuda para nos lembrarmos do conteúdo estudado é muito bem-vinda, você não acha? É pensando nisso, que, todo ano, o Sapi traz o evento mais importante para quem está prestes a realizar uma prova que testa tantos conhecimentos acerca de matérias tão variadas. Estamos falando do Hora H, um evento presencial, que terá sua transmissão online gravada, para que possamos relembrar os conceitos mais importantes e receber os insights mais quentes para a 1ª Fase do CACD. Serão só dicas boas que poderão, certamente, contribuir com seu desempenho na hora da prova.

 

O – e último – lote para participação no Hora H já está no finalzinho e você poderá escolher entre a modalidade presencial – limitada a apenas 20 vagas – ou a modalidade online, com a possibilidade de assistir a todas as gravações até o dia da prova. E mais, parte do valor arrecadado para o Hora H será revertida para a Casa Gota de Amor, que ajuda crianças com câncer que precisam de tratamento. E aí, curtiu? Então, vem com gente!

 

>>> Saiba mais sobre o último lote do evento Hora H de 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

90-anos-da-assinatura-do-tratado-de-lima

ARTIGOS RELACIONADOS