Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

Apitou, começou: a Copa de 1970 e o Regime Militar

Apitou, começou: a Copa de 1970 e o Regime Militar

Conteúdo postado em 28/12/2022

Olá, sapientes!

 

Infelizmente, em 2022, o tão sonhado hexa não veio, o que significa que teremos que esperar pela próxima oportunidade em 2026. E por falar em futebol, sabiam que a nossa “bola” é instrumento de soft power no plano internacional? Cumpre notar que esse conceito, aliás, é muito caro para a compreensão das relações internacionais. Sugerido pelo cientista político norte-americano Joseph Nye, o soft power representa um instrumento de poder em que os aspectos ideológicos, sociais e culturais assumem a função de influenciar o outro. Nye aponta que esse poder não é de coerção, mas, ao contrário, é uma articulação sedutora de poder. E o futebol brasileiro é um excelente exemplo de como o Brasil tem se utilizado de seu “poder brando”.

 

Além dessa relação do futebol com o soft power brasileiro, a Copa, em 1970, foi importante instrumento para a coesão interna. O Brasil, à época, era comandado por Emílio Médici; e vivia um momento de repressão interna grande. O time brasileiro trouxe a taça de campeão da Copa e, juntamente com ela, veio o fortalecimento do patriotismo e o consequente estímulo ao Regime Militar. No cenário mundial, o que chamamos hoje de soft power foi bastante explorado: o país vitorioso da Copa seria o mesmo que estaria vivendo uma ascensão econômica, já que o Brasil também estava vivendo aquilo que ficou conhecido por “Milagre Econômico”.

 

Em suma, o contexto era propício. Em 1969, foi instituído o Ato Institucional 5 (AI-5), que representou o ápice da repressão e da violência no Regime Militar: além de outras medidas, decretou o recesso do Congresso Nacional; abriu margem para cassação de mandatos parlamentares, assim como para a intervenção nos estados e municípios; os direitos políticos ficaram suspensos. Ao mesmo tempo, em termos econômicos, o chamado Milagre Econômico era marcado pelo crescimento de 11% do Produto Interno Bruto (PIB). Projetos ufanistas, como a construção da Rodovia Transamazônica e a Ponte Rio-Niterói, foram encabeçados. Nesse sentido, a vitória da Copa de 1970 não somente consagrou o Brasil como “país do futebol”, mas, de certa forma, ratificou o “país do crescimento”.

 

Quer estudar para o CACD com o Sapi?

 

Então, hoje é seu dia de sorte: a Black do Sapi foi prorrogada! Isso significa que você pode iniciar seus estudos com a gente com um desconto imperdível. Mas, atenção: as ofertas ficarão no ar por um período limitado, por isso, não perca tempo. 

 

>>> Conheça as ofertas da Black do Sapi clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS