Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

As Mídias Sociais do Itamaraty

As Mídias Sociais do Itamaraty

Olá, Sapientes!

 

Vocês viram nosso post da semana passada sobre os tesouros encontrados no site do Itamaraty? Pois bem, hoje daremos continuidade a esse assunto e traremos mais dicas quentíssimas sobre como acompanhar estrategicamente o que o Ministério das Relações Exteriores anda publicando pela internet. Então, pegue seu celular e partiu adicionar as mídias sociais do seu futuro local de trabalho:

 

1) Site do MRE

 

Sim, nós dedicamos um post inteiramente para falar sobre o site do Itamaraty, porém tem mais um detalhe que pode fazer toda a diferença. Se vocês acessarem a página de Diplomacia Pública, vocês verão que os canais de acesso ao MRE na internet são um esforço de aproximação do órgão à sociedade civil. É como se tornasse a execução da política externa brasileira algo mais participativo.

 

Aliás, a Diplomacia Pública já foi tema de redação da segunda fase, vocês sabiam? Então, podem acreditar que vale a pena acompanhar os meios de comunicação que o MRE disponibiliza. Vamos a eles!

 

2) Facebook do MRE

 

A conta do Facebook do Itamaraty é bem ativa e pode ser considerada um dos principais canais de comunicação do órgão. Lá eles compartilham notícias, vídeos e, recentemente, até abriram oportunidades de transferência para servidores públicos oriundos de outros órgãos para o MRE. Pode começar a seguir já!

 

3) Instagram do MRE

 

Na conta de Instagram do Itamaraty, é possível acompanhar as viagens do Ministro das Relações Exteriores, as visitas de autoridades internacionais no Brasil e até notícias sobre o Instituto Rio Branco. Ah, não deixe de dar uma olhada nos stories, que sempre tem coisa interessante por lá. Mais um para adicionar, ok?

 

4) Contas no Twitter do MRE

 

O Twitter vem se tornando a mídia social mais ativa quando tratamos de Política Internacional. O próprio Itamaraty possui três contas oficiais: em português, em espanhol e em inglês. Se você ainda não possui o aplicativo instalado em seu celular, recomendamos, pelo menos, o acompanhamento das notícias pelos links que disponibilizamos, combinado?

 

5) Outras Mídias do MRE

 

O Itamaraty, ainda, dispõe de canais em outras mídias que não são tão utilizadas como as citadas anteriormente. Mas, caso você queira dar uma espiada, seguem os links:

 

Quem disse que as mídias sociais são um tempo perdido em nossos estudos? Apenas precisamos usá-las com sabedoria, não é mesmo?

 

A informação de mídias sociais está prevista no edital do CACD?

 

Está sim, acredita? As informações encontradas nos canais de comunicação do MRE vão abranger praticamente todo o conteúdo programático previsto para Política Internacional no edital do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Claro que o estudo desses assuntos não será feito apenas pelo acompanhamento de mídias sociais, mas, também, precisará ser aprofundado por meio de aulas, leituras específicas, sistematização de notícias e muito exercício.

 

E tem mais! Aqui no Sapientia, você pode contar com o nosso curso regular extensivo, que vai te proporcionar aulas online 100% inéditas, plantões de dúvidas diretamente nossos professores experts e materiais disponibilizados em PDF. É justamente a orientação que você estava precisando. Vem com a gente!

 

>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-as-midias-sociais-do-itamaraty

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS