Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Como medir a produtividade nos estudos?

Como medir a produtividade nos estudos?

Olá, Sapientes!

 

No post da semana passada, conversamos um pouco sobre planejamento de estudos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), vocês se lembram? Pois bem, em continuidade a esse assunto, hoje nós vamos falar sobre como mensurar nossa evolução enquanto estudamos e sobre como saber se as coisas estão progredindo como gostaríamos. Vamos lá?

 

Como saber se estamos sendo produtivos nos estudos para o CACD?

 

Nossa intenção aqui é mostrar que a aferição de resultados é muito mais que sentirmos se estamos evoluindo ou não. Na verdade, é preciso seguir um método para que tenhamos mais clareza sobre o que estamos fazendo e se é necessária alguma adaptação na estratégia adotada.

 

O primeiro passo para saber se o planejamento de estudos está sendo de fato cumprido, é efetuar a comparação entre os esforços aplicados e os resultados obtidos. A relação aqui é inversamente proporcional, pois será mais produtivo o candidato que conseguir alcançar mais resultados com o menor esforço possível. Não estamos falando sobre passividade nos estudos e sobre um aprendizado “por osmose” – mas não seria nada mau, né? A questão é sabermos se as técnicas que estamos utilizando estão surtindo o efeito desejado, o que nos leva ao próximo passo dessa avaliação.

 

O segundo aspecto a ser observado é se as técnicas de estudos adotadas estão contribuindo ou atravancando nossa evolução. Cabe aqui uma análise muito sincera e um desprendimento para que seja possível abrir mão de algo que está ajudando, mesmo que seja prazeroso. Por exemplo, se você é uma pessoa que ama fazer resumos fofos e coloridos, mas percebe que essa técnica não está contribuindo para um aprendizado acelerado, é necessário que se busque algo mais eficiente, que te leve ao resultado esperado com uma técnica que demande menos tempo, compreende?

 

O terceiro passo diz respeito ao uso de indicadores que nos mostrem o progresso realizado em nossos estudos. Nesse momento, devemos utilizar elementos estatísticos atrelados às metas previamente estabelecidas. Cabem aqui, portanto, algumas perguntas para efetuar essa análise: qual o tempo previsto para atingimento de determinado ponto do edital? Qual a porcentagem de acerto pretendida para cada etapa da matéria? Qual a velocidade de visualização das aulas contratadas e de leitura dos livros ou artigos pretendidos?

 

A próxima – e última – etapa é ter clareza quanto ao atingimento dos resultados, para que, se necessário, recalcule-se a rota em busca de uma melhoria contínua. Os planejamentos não são elementos estáticos. Pelo contrário, tratam-se de organismos dinâmicos, que retratam a realidade e nos fazem alcançar nossos objetivos. Se algo não está funcionando, nada impede que alterações sejam executadas em prol do melhor resultado possível. E aí, prontos para a ação?

 

E como ter certeza sobre o que estudar para cada matéria?

 

Por não existir mais uma bibliografia oficial, fica complicado nos basearmos somente em sugestões de candidatos em redes sociais ou nos mais diferentes relatos de quem já trilhou esse caminho, não é mesmo?

 

Mas não precisa entrar em pânico, pois nós podemos te ajudar. A equipe de professores do Sapientia é expert no CACD e vai te orientar certinho, ponto a ponto do edital, sobre qual capítulo de livro ler para que aquele item seja assimilado da melhor forma. E sabe qual o curso ideal para este início de preparação? O nosso Curso Regular Extensivo. É tudo bem explicadinho e sem perda de tempo. Sem contar que as aulas são online e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com os professores e material em PDF disponibilizado aos alunos. Dica mais que valiosa, né?

 

>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-como-medir-a-produtividade-nos-estudos

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS