Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Dicas para se preparar para a terceira fase do CACD!

Dicas para se preparar para a terceira fase do CACD!

Olá, sapientes!

 

Sabem quando estão chegando ao fim de uma maratona e precisam de fôlego, conheciento e muito autocontrole para alcançar bons resultados? Então, a terceira fase do CACD é basicamente como esse “intensivão” final. 

 

Isso porque, após a aprovação na segunda fase, estamos quase lá, mas ainda é preciso esforço para, de fato, chegar ao pódio do Itamaraty! De acordo com o Edital de 2022, foram considerados aprovados na Segunda Fase “os candidatos que tenham alcançado mínima de 60,00 pontos na prova de língua portuguesa e a nota mínima de 50,00 pontos na prova de língua inglesa”. Nesse momento, muita gente pensa "beleza, passei da Segunda Fase, e agora?"

 

Entendendo melhor a Terceira Fase do CACD

 

A terceira fase é composta de provas de História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia,  Direito, Língua Espanhola e Língua Francesa. As provas mais densas são as de História do Brasil e de Política Internacional, pois você terá que responder a quatro questões discursivas, sendo duas em até 90 linhas, e as outras duas em até 60 linhas. No caso das demais provas, são duas discursivas em até 60 linhas e mais duas, em até 40 linhas. 

 

“Certo, e como faço para me preparar?”. Em primeiro lugar, é necessário ter em mente que a terceira fase requer a capacidade de lidar com uma grande quantidade de informação, mas sem cair no erro de ser superficial ou de se perder do contexto. Aqui, a dica é treinar. Resposta questões de CACDs dos outros anos e busque sempre escrever respostas claras e objetivas, que não fujam do contexto exigido e não deixem informações importantes passarem. 

 

Como se trata de uma fase de provas escritas, expressar-se bem não é um luxo, mas sim uma necessidade! Isso não quer dizer que você terá que usar frases rebuscadas, com palavras pouco utilizadas... O ponto é focar em articular bem as ideias, e sempre levar em consideração as posições do Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

 

Uma dica muito boa fazer uma maratona dos Guias de Estudos disponibilizados por aprovados no CACD, assim, você consegue ver com clareza quais são os melhores tipos de respostas e, também, quais modelos evitar. Certamente, será um excelente treino! 

 

E como eu me preparo para o Concurso da Diplomacia?

 

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS