Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário de Economia para o CACD

Dicionário de Economia para o CACD: Armadilha da Liquidez

Dicionário de Economia para o CACD: Armadilha da Liquidez

Conteúdo postado em 26/07/2021

Olá, sapientes! 

 

O “economês” pode parecer uma língua complicada no começo, mas, na verdade, ela também pode ser bem intuitiva. Por exemplo, quando a gente fala em armadilha da liquidez, só pelo nome já é possível perceber que não é algo tão fácil de ser identificado na prática, já que é uma armadilha.

 

Por isso, vamos ver o que é essa tal armadilha da liquidez e qual é a importância dela para o momento atual!

 

Entendendo a Selic

 

Mas, antes de explicarmos esse verbete, precisamos entender como a taxa básica de juros, a Selic, funciona. Basicamente, a Selic é a base da política monetária, uma vez que a taxa de juros é o que guia os comportamentos de consumo e investimento dos agentes econômicos.

 

A cada 45 dias, o Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne para definir qual será a meta da Selic, com o objetivo de estabelecer as condições necessárias para os planos orquestrados pelas autoridades monetárias. Além disso, a taxa de juros básica também é uma ferramenta usada para tentar manter a inflação dentro dos limites da meta. 

 

E por que isso acontece? Porque, ao aumentar os juros, em geral, é mais vantajoso reter o dinheiro do que usá-lo para o consumo imediato. Assim sendo, um aumento na Selic ajuda a controlar a inflação causada pelo alto nível de demanda do mercado. O contrário também é válido. O Copom pode decidir por uma meta de diminuição da Selic a fim de incentivar o consumo e o aquecimento da economia.

 

É aí que entra a Armadilha da Liquidez

 

A Armadilha da Liquidez é uma situação em que a taxa de juros encontra-se em um nível tão baixo que todo mundo acredita que não pode cair mais. E qual é a consequência disso? Os agentes econômicos e os consumidores em geral acabam retendo a moeda e diminuindo o consumo na intenção de proteger suas rendas, já que há uma forte expectativa de que logo os juros voltem a subir, o que nem sempre acontece da forma e no tempo esperado. A questão é que, mesmo com uma política de governo para aumentar a liquidez, isto é, a intensidade de circulação de dinheiro na economia, isso não acontece por conta das expectativas dos agentes econômicos.

 

Para quem estuda o modelo ISLMBP, já sabe que a curva LM em estado de armadilha de liquidez será totalmente horizontal, o que significa que a demanda por moeda é nesse estado infinitamente elástica e, assim, qualquer medida da política monetária não terá efeito algum sobre a renda, pois não tem capacidade de influenciar um aumento no consumo e, por consequência, um aquecimento na economia. 

 

Isso é o que pode acontecer em momentos de crise, quando o nível de atividade econômica diminui drasticamente e o desemprego aumenta. Mesmo com reduções na taxa de juros, a atividade econômica não é estimulada tanto porque há poucos recursos disponíveis em circulação (baixa liquidez), quanto porque, quem tem renda, decide retê-la devido à própria expectativa negativa sobre o mercado.

 

A situação da Selic no Brasil

 

No Brasil, historicamente, o Banco Central tende a manter a taxa Selic alta para desestimular o consumo e controlar a inflação. Porém, isso não foi o que aconteceu em agosto de 2020. Por conta da pandemia, da incerteza e do alto nível de desemprego, a Selic caiu para 2%a.a, menor valor até então registrado. Antes disso, a Selic tinha registrado uma baixa histórica de 7,25%a.a, em 2013 (para você ver como a queda foi crítica). Desde março deste ano, devido à retomada do consumo e da inflação, as metas de juros voltaram a subir, sendo a última, publicada no dia 17 de junho, de 4,25%a.a, significando uma saída de um período de armadilha da liquidez que durou, pelo menos, de junho do ano passado até março deste ano.

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS