Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: História do Brasil Nação – vol I. (1808-1830)

Sugestão de leitura para o CACD: História do Brasil Nação – vol I. (1808-1830)

Conteúdo postado em 11/09/2020

 

Olá, sapientes!

 

Junto com “Doratioto” e “Synesio”, o nome “Ricupero” não é estranho para nenhum ceacedista experiente, não é mesmo? As obras desses três historiadores fazem parte da bibliografia ‘obrigatória’ para o CACD, mas, dessa vez, o Blog Sapi resolveu colocar todos os holofotes no nosso querido Rubens Ricupero e apresentar uma das suas publicações que faz parte da preparação para a prova de história. Prontos, então, para mais uma dica de leitura? 

 

História do Brasil Nação 

 

Com 22 questões, o edital de história é o que tem mais peso no CACD (sem falar nos temas que também influenciam questões nas provas de política internacional, geografia e economia). Assim, “História do Brasil Nação – vol I. (1808-1830)”, de Rubens Ricupero é um clássico que precisa ser lido, já que pode ajudar bastante a cobrir as matérias deste edital tão importante para o concurso.

 

Essa leitura é particularmente necessária porque o livro apresenta eventos e questões históricas que são frequentemente cobrados tanto na primeira quanto na segunda fase do concurso, como a guerra da Cisplatina, os acordos desiguais com a Inglaterra e as negociações do reconhecimento da Independência do Brasil

 

A divisão do livro

 

A primeira parte do livro apresenta a política externa de Portugal de 1808 a 1821, muito relacionada com as questões na Europa e com a transferência das cortes para o Brasil. Já a segunda metade do livro levanta o debate sobre a política do Brasil Independente de 1822 à abdicação de D. Pedro I, em 1831. 

 

E agora que você já sabe do que se trata, não vai deixar essa leitura de fora do seu planejamento de estudos, né?!

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS