Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário de Economia para o CACD

Dicionário de economia para o CACD: Função de produção de Leontief

Dicionário de economia para o CACD: Função de produção de Leontief

Conteúdo postado em 30/11/2020

Olá, sapientes!

 

O nome “função de produção de Leontief”, de cara, assusta, né? Mas e se eu chamar esse postulado de “função de produção de proporções fixas”, fica mais fácil? Então, vem com a gente para saber mais sobre esse termo!

 

Gráfico dos complementares perfeitos

 

Essa função é representada no gráfico dos complementares perfeitos (um gráfico em L). Sabe o que isso significa? O gráfico em L mostra que, para a produção aumentar, todos os insumos devem ser aumentados proporcionalmente. 

 

Isso acontece porque, no caso da função de produção de Leontief, os insumos não são substitutos, pois cada nível de produção exige uma quantidade definida, um arranjo de insumos específico. Assim, para produzir mais uma unidade do produto final é necessário que todos os componentes da produção aumentem na mesma proporção.  Por isso, os economistas dizem que, nesse caso especial, a taxa marginal de substituição (taxa que mede quanto de um dos fatores da produção pode ser substituído por outro fator que cumpriria a mesma função), ou TMS, é considerada zero na regra geral. 

 

Mas, preste atenção: a TMS também pode ser considerada infinita quando analisamos o gráfico em que a isoquanta (linha que mostra a relação da quantidade demandada de dois insumos disponíveis para a produção) forma 90°. Interpretando a linguagem matemática do gráfico, isso significa que é impossível substituir uma unidade do insumo que esteja em menor quantidade por mais uma unidade do outro insumo que esteja sobrando (TMS = 0), mas também que o empregador está disposto a abrir mão de todos os volumes extras de um insumo por uma unidade adicional de um insumo complementar na produção (TMS = infinito).

 

Para entender melhor 

 

Vamos ver isso em um exemplo concreto: na redação de um jornal é preciso completar o par “jornalista X computador” para produzir as matérias. Não adianta ter jornalistas sem notebook, e nem computadores parados, sem jornalistas. Vale mais a pena abrir mão de todos os computadores que estão parados para contratar mais um jornalista e formar mais um par na produção.

 

A função de produção de Leontief, ou da produção de proporções fixas, é, consequentemente, uma função matemática que traduz esse caso em que os insumos de produção são complementares perfeitos e a taxa marginal de substituição técnica é constante em todos os pontos da isoquanta.

 

E como eu me preparo para o CACD 2020?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS