Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário de Economia para o CACD

Dicionário de economia para o CACD: Waiver

Dicionário de economia para o CACD: Waiver

Conteúdo postado em 31/05/2021

Olá, sapientes!

 

Lendo notícias sobre a economia, a gente acaba se deparando com termos bem específicos, né? E, para entender tudo direitinho, é sempre bom dar uma pesquisada sobre o significado deles. Foi justamente para isso que o nosso dicionário de economia foi criado, para ajudar nesse processo de internalização de jargões e conceitos.

 

E, para continuarmos nossas explicações, no post da vez, vamos falar sobre o termo Waiver. Todos prontos? Vamos nessa!

 

De forma resumida, Waivers podem ser entendidos como o ato de empresas ou Estados concederem de perdão ou adiamento de uma dívida. Juridicamente falando, é a renúncia de um direito específico.

 

Perdao concedido pelo FMI

 

O waiver que a gente mais ouve falar é o perdão concedido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Essa organização foi criada em 1944 com o objetivo inicial de contribuir com a reconstrução do sistema monetário e financeiro mundial, fragilizado após a Segunda Guerra Mundial, mas, ele acabou adotando a principal função de ser um fundo de emergência para economias em crise. E já dá para imaginar que economias em crise nem sempre conseguem pagar os empréstimos nos prazos prometidos, né? 

 

Mas, por que alguém que emprestou ou investiu dinheiro aceitaria renunciar o direito de receber?

 

O FMI, no caso, não visa os lucros do empréstimo em si, mas sim o equilíbrio de toda a economia global, uma vez que as crises em alguns países podem contaminar regiões e gerar consequência globais.

 

Credores de empresas, por outro lado, calculam que, em alguns casos, é melhor perdoar parte da dívida, os juros ou adiar os prazos para o pagamento e garantir que a empresa devedora não quebre, já que falências geralmente geram prejuízos ainda maiores.

 

A relação entre o termo e migração

 

É interessante notar que o termo “waiver” também pode ser usado como referência à migração. Por exemplo, se um imigrante entra ilegalmente em um país e comete alguma infração, ele pode ser deportado ou expulso. No entanto, é possível que o Estado, considerando a situação específica, conceda um waiver para esse migrante e permita que ele continue no país.

 

De todo modo, independente de estarmos falando em termos jurídicos relacionados com a economia ou com os fluxos migratórios, um waiver é o mesmo que um perdão com vista em um benefício específico.

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS