Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de Leitura para o CACD: Sucessos e Ilusões - Relações Internacionais do Brasil durante e após a Segunda Guerra Mundial

Sugestão de Leitura para o CACD: Sucessos e Ilusões - Relações Internacionais do Brasil durante e após a Segunda Guerra Mundial

Conteúdo postado em 16/12/2020

Olá, Sapientes!

 

O historiador Gerson Moura é um dos nomes das bibliografias mais importantes para as provas de política internacional e história do Brasil do CACD! Desse modo, conhecer a sua obra e os conceitos por ele cunhados e sagrados na literatura de relações internacionais é algo muito positivo para a prova. É por isso que a nossa Sugestão de Leitura da vez é uma de suas obras mais elementares para cacedistas: Sucessos e Ilusões: Relações Internacionais do Brasil durante e após a Segunda Guerra Mundial.



Sucessos e Ilusões (1991)

 

Prova irrefutável da capacidade e clareza de Gerson Moura em pensar as relações internacionais do Brasil, Sucessos e Ilusões é um trabalho da história diplomática brasileira e o último livro publicado pelo autor, em 1991. 

 

O Professor Antonio Penalves Rocha explica que o livro é uma coletânea de textos concentrados sobre uma temática e em um período determinado.

 

Primeira parte

 

Na primeira parte, discute-se o período da Segunda Guerra Mundial e, mais especificamente, questões como as razões que levaram Getúlio Vargas a se aproximar de Roosevelt, a formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e os interesses norte-americanos na questão.

 

Segunda parte

 

Na segunda parte, Moura analisa o conservadorismo da política externa do Governo Dutra, as relações político-militares entre Brasil e Estados Unidos no pós-guerra e a União Soviética entre 1945 e 1947.

 

Segundo o Professor Rocha, Gerson Moura, em seu livro, também confere especial atenção aos reflexos da política externa sobre as classes e grupos da sociedade. Logo, o sucesso consistiria na capacidade do governo brasileiro em se alinhar aos Estados Unidos; e a ilusão, por sua vez, ficaria a cargo do sentimento criado nas classes populares, que engrossaram as fileiras da FEB, de criação de um mundo melhor. 

 

Muito pertinente para o CACD, né? Pois bem, quando o tema é história diplomática, relações internacionais e política externa não dá para dispensar a leitura de Sucessos e Ilusões.

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS