Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Entre América e Europa - A política externa brasileira na década de 1920

Sugestão de leitura para o CACD: Entre América e Europa - A política externa brasileira na década de 1920

Conteúdo postado em 16/10/2020

Olá, sapientes!

 

Todo mundo que se prepara para o CACD há algum tempo deve já estar bem familiarizado com o nome de Eugênio Vargas Garcia. Sendo assim, a leitura indicada, dessa vez, será um dos livros desse diplomata, que faz parte das indicações de leituras dos nossos professores. Bora nessa!

 

Entre América e Europa

 

“Entre América e Europa” é um daqueles livros que faz parte da bibliografia “oficiosa” do CACD, mas que deveria fazer parte da bibliografia oficial mesmo. Como o título do livro já diz, nessa publicação, o autor faz um estudo sobre como a política externa brasileira da década de 1920, envolta nas questões da Primeira Guerra Mundial, oscilou entre a América e a Europa

 

No período analisado, o Brasil ainda estava em processo de consolidação da forma de governo republicana e a política externa era formulada a fim de contribuir nesse processo. Assim, ao  mesmo tempo que o Brasil elaborava uma política de aproximação com os Estados Unidos, também buscava alcançar prestígio com parceiros europeus, para balancear a influência da potência americana e favorecer os interesses brasileiros. As relações com os vizinhos latino-americanos, no entanto, não foram das mais positivas nessa década, com o Brasil sendo frequentemente identificado como uma ameaça.

 

Apesar da qualidade do livro, essa é uma daquelas publicações um pouco mais difíceis de encontrar. Ainda assim, outros livros e artigos de Eugênio Vargas Garcia podem ser conseguidos gratuitamente no site da Funag. Gostou da ideia? Então clica aqui para conferir os downloads gratuitos disponíveis.

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS