
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Todo mundo que se prepara para o CACD há algum tempo deve já estar bem familiarizado com o nome de Eugênio Vargas Garcia. Sendo assim, a leitura indicada, dessa vez, será um dos livros desse diplomata, que faz parte das indicações de leituras dos nossos professores. Bora nessa!
Entre América e Europa
“Entre América e Europa” é um daqueles livros que faz parte da bibliografia “oficiosa” do CACD, mas que deveria fazer parte da bibliografia oficial mesmo. Como o título do livro já diz, nessa publicação, o autor faz um estudo sobre como a política externa brasileira da década de 1920, envolta nas questões da Primeira Guerra Mundial, oscilou entre a América e a Europa.
No período analisado, o Brasil ainda estava em processo de consolidação da forma de governo republicana e a política externa era formulada a fim de contribuir nesse processo. Assim, ao mesmo tempo que o Brasil elaborava uma política de aproximação com os Estados Unidos, também buscava alcançar prestígio com parceiros europeus, para balancear a influência da potência americana e favorecer os interesses brasileiros. As relações com os vizinhos latino-americanos, no entanto, não foram das mais positivas nessa década, com o Brasil sendo frequentemente identificado como uma ameaça.
Apesar da qualidade do livro, essa é uma daquelas publicações um pouco mais difíceis de encontrar. Ainda assim, outros livros e artigos de Eugênio Vargas Garcia podem ser conseguidos gratuitamente no site da Funag. Gostou da ideia? Então clica aqui para conferir os downloads gratuitos disponíveis.
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.