Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Política Externa Brasileira

Sugestão de leitura para o CACD: Política Externa Brasileira

Conteúdo postado em 15/08/2019

Olá, Sapientes!

 

O coraçãozinho ceacedista deve estar a mil por hora com o dia da prova de Primeira Fase do Concurso do Itamaraty (CACD) chegando cada vez mais perto, não é mesmo? Sim, nós sabemos disso. E, para dar uma acalmada nos ânimos, nós trazemos a dica de uma obra digna de encher os olhos com tanta beleza e qualidade em sua informação. Estamos falando do Atlas da Política Externa Brasileira, escrito por Carlos R. S. Munõz Milani, em parceria com a equipe do Labmundo do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

 

Trata-se de um projeto inovador, iniciado em 2012 e publicado em 2015, que utiliza a cartografia para a visualização e compreensão de como o Brasil se insere tanto regionalmente quanto internacionalmente. Assim como esclarece o autor, a elaboração pioneira desse atlas “tem como objetivo principal compartilhar novas leituras da política internacional e da política externa brasileira com pesquisadores e estudantes interessados nas mais diversas formas de inserção brasileira no cenário mundial, do ponto de vista econômico, político, social, cultural e ambiental.”

 

Seus capítulos são compostos pelas temáticas acerca da formação do Brasil, do Brasil como potência emergente, de atores e agendas brasileiros, da América do Sul como destino geográfico do Brasil e das novas coalizões, multilateralismo e cooperação Sul-Sul. São 119 páginas recheadas de gráficos e imagens que não encontraremos em nenhuma outra fonte. Uma verdadeira preciosidade para quem quer adentrar a carreira diplomática.

 

E por esta vocês não esperavam! Além de podermos adquirir, por um preço bem razoável, essa obra toda colorida e em formato grande nas mais diversas livrarias espalhadas pelo país, o Atlas da Política Externa Brasileira é, também, disponibilizado gratuitamente para download, graças à parceria entre a Editoria da UERJ e o Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Isso é que democratização da informação, não é verdade? E aí, interessados? Então, cliquem aqui para baixar o PDF ou o EPUB e divirtam-se!

 

Inscrições encerradas para a prova do CACD 2019. É hora de revisar!

 

Com a prova do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) se aproximando, toda ajuda para lembrar do conteúdo estudado é muito bem-vinda, você não acha? E é pensando nisso, que, todo ano, o Sapi traz o evento mais crucial para quem está prestes a realizar uma prova que testa tantos conhecimentos acerca de matérias tão variadas. Estamos falando do Hora H, um evento presencial, que terá sua transmissão online gravada, para que possamos relembrar os conceitos mais importantes e receber os insights mais quentes para a 1ª Fase do CACD. Serão só dicas boas que poderão, certamente, contribuir com seu desempenho na hora da prova.

 

O 2º lote para participação no Hora H já está no finalzinho e você poderá escolher entre a modalidade presencial – limitada a apenas 20 vagas – ou a modalidade online, com a possibilidade de assistir a todas as gravações até o dia da prova. E mais, parte do valor arrecadado para o Hora H será revertida para a Casa Gota de Amor, que ajuda crianças com câncer que precisam de tratamento. E aí, curtiu? Então, vem com gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 2º lote do evento Hora H de 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-politica-externa-brasileira

ARTIGOS RELACIONADOS