Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário de Sociologia para o CACD

Dicionário de sociologia para o CACD: Doutrina Polk

Dicionário de sociologia para o CACD: Doutrina Polk

Conteúdo postado em 05/11/2021

Olá, sapientes!

 

Para entendermos o que foi a doutrina Polk, é importante ter em mente, primeiro, que a Doutrina Monroe, enunciada em 1823 pelo presidente norte-americano James Monroe, foi reinterpretada diversas vezes durante o século XIX. 

 

As variações da doutrina Monroe

 

Logo quando foi lançada, a doutrina Monroe de “América para os americanos” limitava-se a defender a não intervenção das potências europeias no continente americano. No entanto, essa doutrina foi reinterpretada várias vezes pelos seguintes presidentes dos Estados Unidos a depender dos objetivos de cada um. Assim, tivemos as doutrinas, ou corolários, Clay (1825), Polk (1845), Grant (1871) e Olney (1895), para citar algumas das mais famosas. As interpretações expansionistas da doutrina Monroe foram, assim, evoluindo gradualmente até culminar no corolário Roosevelt (1904), a famosa política do “Big Stick” e a mais explícita substituição do caráter defensivo da doutrina Monroes por um certame mais ofensivo e imperialista. No entanto, isso é história para outro verbete do nosso dicionário, não é mesmo?

 

O surgimento da Doutrina Polk

 

Com essa contextualização que fizemos, podemos perceber que a doutrina lançada pelo então Presidente James Knox Polk (1845-1849) foi uma das primeiras reinterpretações da Doutrina Monroe, que não tinha um caráter expansionista tão evidente. O corolário Polk tinha um discurso de que, como os EUA eram uma estrutura política descentralizada, formada por vários estados, de certa forma, independentes, o país continuaria de braços abertos à anexação de outros países que desejassem fazer parte da confederação.

 

Somado a isso, essa doutrina acabou aderindo a ideia de "Destino Manifesto" dos EUA para justificar a anexação de antigas áreas coloniais espanholas ao território norte-americano. Assim, como resultado da doutrina Polk, os EUA incorporaram os territórios dos atuais estados do Texas, Novo México, Colorado, Nevada, Arizona, Utah e Califórnia - todos territórios que faziam parte do México antes da guerra de 1848. Consequentemente, nessa guerra, que teve como estopim a aprovação por parte do Presidente James Polk da admissão do Texas, demandada por colonos norte-americanos que ocuparam a região, os EUA terminaram por despojar o México de, aproximadamente, dois terços de seu território original.

 

.

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS