Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário de Sociologia para o CACD

Dicionário de sociologia para o CACD: Doutrina Primakov

Dicionário de sociologia para o CACD: Doutrina Primakov

Conteúdo postado em 08/07/2022

Olá, sapientes!

 

Nas últimas provas de política internacional do CACD, além dos temas tradicionais de política externa brasileira, algumas questões sobre a política dos principais atores internacionais também têm aparecido. Isso significa que é importante estudar a política russa, ainda mais com o cenário de guerra chamando tanta atenção… Sendo assim, o verbete da vez vai ser a Doutrina Primakov da política russa!

 

Estratégia de inserção internacional

 

A Doutrina Primakov é a principal estratégia russa de inserção internacional. Ela ficou conhecida por esse nome por conta do ex-ministro das Relações Exteriores e ex-primeiro-ministro russo Yevgeny Primakov, que endossou essa atitude para a política externa da Rússia logo após a queda da União Soviética. Além disso, é bom saber que essa doutrina foi exaltada pelo atual ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, que considerou ser um conceito que será estudado de perto por futuros historiadores. Com isso, vale a pena tentarmos entender do que ela se trata, não é mesmo?

 

A Doutrina Primakov defende que, em 1991, inaugurou-se um sistema internacional unipolar marcado pela hegemonia dos Estados Unidos, algo que postula ser inaceitável para o orgulho e estabilidade da Rússia. Para lidar com esse novo contexto seria necessário, de acordo com os ideais de Primakov, renovar as bases da política externa russa e garantir sua independência, tendo o multilateralismo como central nesse processo. 

 

Até Primakov ganhar destaque, ao chegar ao poder em 1998, a Rússia havia tentado uma postura de acomodação com o Ocidente proposta por Boris Yeltsin. Primakov reverteu essa postura, reiniciando o projeto de estabelecimento de um bloco liderado pela Rússia, agora capitalista, mas que fosse uma alternativa ao então emergente mundo unipolar liderado pelos EUA. Além disso, também é contrária à expansão da OTAN com a aceitação de países ex-soviéticos, já que considera uma zona de influência prioritária relacionada com questões de segurança nacional.

 

A proposta inicial de Primakov foi, antes mesmo de surgir a ideia de criação do bloco dos BRICS, formar um agrupamento trilateral composto por Rússia, China e Índia. A aproximação da Rússia com esses dois gigantes asiáticos, considerada tão relevante por essa doutrina, foi o que inspirou a criação de novos organismos multilaterais, que têm a Rússia como integrante de destaque, como é o caso da Organização para a Cooperação de Xangai, voltada para a agenda da segurança e do comércio, e a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC).

 

De forma geral, a Doutrina Primakov desenvolvida nos anos 1990 defendeu o multilateralismo como forma de fazer frente ao crescimento da influência política dos Estados Unidos, sendo a China, assim, um parceiro de extrema relevância para a Rússia nesse contexto. Já podemos perceber que essa doutrina ainda continua marcando a postura russa nas suas relações internacionais, né? 

 

Quer se preparar para o CACD, mas não sabe como começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS