Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário Jurídico do CACD

Dicionário jurídico para o CACD: Princípio da Isonomia

Dicionário jurídico para o CACD: Princípio da Isonomia

Conteúdo postado em 21/09/2020

Olá, sapientes!

 

Como anda a preparação para o CACD? Por aqui, trouxemos uma dica valiosíssima para auxiliar o seu entendimento jurídico. Então já pega um papel e uma caneta para começar a anotar!

 

A igualdade é um daqueles princípios basilares do direito brasileiro, não é mesmo? O art. 5º da Constituição Federal de 1988 está aí para provar isso: 

 

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade […]

 

Apesar do objetivo fundamental da Constituição ser garantir o tratamento jurídico igualitário, as diferenças de poder preexistentes na sociedade não permitem que isso seja uma tarefa das mais fáceis. A igualdade jurídica somente pode ser alcançada por meio do tratamento diferenciado para os diferentes. É aí que entra o princípio da isonomia no direito.

 

Princípio da Isonomia

 

Isonomia, em geral, significa a igualdade de tratamento entre todos aqueles que são submetidos a um mesmo ordenamento jurídico. Assim, se algo é juridicamente válido para um, deve ser também válido para todos os outros que estejam nas mesmas condições delimitadas pela norma. Da mesma forma, o princípio da isonomia também garante normas específicas para pessoas em condições específicas, a fim de garantir a equidade no direito e equilibrar, na medida do possível, as relações desiguais.

 

Mais simples do que parece, né?

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?


Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 



 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.


Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS