Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sapi News

Edital CACD 2020: Tudo que você precisa saber para este ano

Edital CACD 2020: Tudo que você precisa saber para este ano

Conteúdo postado em 30/06/2020

Olá, Sapientes

 

O momento do qual todos nós estávamos esperando finalmente chegou: o Edital do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata foi publicado! E nós já temos uma análise completa dos pontos mais importantes do documento, mas isso não elimina o fato de que vocês devem ler o edital inteiro com muita atenção, viu? A publicação pode ser acessada clicando aqui. Mas agora vamos aos detalhes! 

 

DIVISÃO DAS VAGAS

As 25 vagas, previamente anunciadas na Portaria 2020, serão distribuídas da seguinte maneira: 18 vagas para ampla concorrência, 5 para candidatos negros e 2 para pessoas com deficiência.

 

PRAZO DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições deverão ser feitas a partir das 08:00 horas do dia 6 de julho até às 23:59 horas do dia 9 de agosto de 2020. As inscrições serão admitidas exclusivamente por meio de formulário próprio disponível no endereço eletrônico do IADES. O pagamento das inscrições deverá ser realizado até o dia 11 de agosto de 2020. 

 

VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

R$ 224,00

 

DATA E LOCAIS DA PROVA 1ª FASE: 

Previamente anunciado da Portaria 2020, o prazo de realização do exame será reduzido em dois meses, considerando a data de publicação deste edital, por isso, a prova da 1ª fase será aplicada na data provável de 30 de agosto de 2020, em todas as capitais e Distrito Federal. 

 

ESTRUTURA DA PROVA OBJETIVA (1ª FASE):

De caráter eliminatório, a prova objetiva de 2020 seguirá a mesma estrutura do CACD 2018 e 2019: serão 73 questões, com 4 assertivas cada uma no modelo C (Certo) ou E (errado).

 

Língua Portuguesa: 10 questões;

Língua Inglesa: 9 questões; 

História do Brasil: 11 questões;

História Mundial: 11 questões; 

Política Internacional: 12 questões;

Geografia: 6 questões;

Economia: 8 questões;

Direito: 6 questões; 

 

 

CÁLCULO DE PONTOS DA PROVA OBJETIVA (1ª FASE):

Para o ano de 2020, o cálculo de pontos seguirá o modelo de 2019: se antes o cálculo de pontos era baseado em "uma errada anula uma certa", o atual trouxe outra medida de proporção. Agora, duas erradas anularão uma certa. De acordo com o Edital: 

 

“5.5 A nota em cada item do tipo CERTO ou ERRADO de cada questão, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: a) 0,25 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova; b) 0,125 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova; e c) 0,00 caso não haja marcação ou caso haja marcação dupla.”



DATA DO GABARITO PROVISÓRIO DA PROVA OBJETIVA (1ª FASE):

A publicação do gabarito provisório da prova objetiva está prevista para o dia 30 de agosto, após às 22 horas. Ela será feita, novamente, no endereço eletrônico do IADES. 

 

É bom ficar ligado na divulgação, porque é a partir dela que os candidatos que constatarem boa pontuação poderão adiantar o início de sua preparação para a fase dissertativa.



QUANTOS CANDIDATOS FARÃO AS PROVAS DE 2ª FASE:

250 candidatos, sendo que 187 serão da ampla concorrência, 50 serão candidatos negros e 13 serão pessoas com deficiência.



DATAS DAS PROVAS DE 2ª FASE

27 de setembro de 2020 - Prova Dissertativa de Língua Portuguesa

28 de setembro de 2020 - Prova Dissertativa de Inglês

 

 

QUANTOS CANDIDATOS FARÃO AS PROVAS DE 3ª FASE:

60 candidatos, sendo que 45 serão da ampla concorrência, 12 serão candidatos negros e 3 serão pessoas com deficiência.

 

DATAS DAS PROVAS DE 3ª FASE

31 de outubro de 2020 - Prova Dissertativa de História do Brasil e Geografia

01 de novembro de 2020 - Prova Dissertativa de Política Internacional e Economia

02 de novembro de 2020 - Prova Dissertativa de Direito,  Espanhol e Francês

 

MUDANÇAS NO EDITAL DESTE ANO EM CADA DISCIPLINA:

A espinha dorsal na estrutura das provas parece ter sido mantida. Mas, ainda assim, houve mudanças que podemos considerar significativas, como é o caso, por exemplo, da prova dissertativa de Língua Portuguesa, que: 

 

- Diminuiu o peso da Gramática na Redação;

- Ganhou um critério de avaliação a mais: um "resumo", no qual serão avaliadas a capacidade de síntese e concisão, bem como correção gramatical e propriedade da linguagem (com penalização de 0,35 pontos por erro).



O que fazer agora?

Edital publicado e datas divulgadas, sabe o que isso significa? Que agora, mais do que nunca, é hora de se empenhar 100% na preparação para a realização da primeira fase do concurso. E é claro que o Sapi não te deixaria sozinho em uma hora como essas. Muito pelo contrário, preparamos para vocês o Maratona, nosso curso on-line intensivo de revisão para a 1ª Fase do CACD 2020. Você pode se matricular no pacote completo, com todas as disciplinas, ou também pode cursar as matérias isoladamente. Para saber mais informações e já garantir sua vaga, é só clicar AQUI.

 

Nós vemos lá, hein! 

 

Bons estudos e até logo.

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS