Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Portaria CACD 2020: tudo que você precisa saber sobre as mudanças neste ano

Portaria CACD 2020: tudo que você precisa saber sobre as mudanças neste ano

Olá, futuros diplomatas!

 

Em meio a momentos de dúvidas e incertezas, a Portaria para o CACD 2020 foi oficialmente lançada e, dessa vez, trouxe mudanças super importantes. Nesse post, vamos fazer uma leitura juntos de tudo que foi anunciado. Continua lendo para saber mais!

 

Aumento do número de vagas

 

Calma, você não leu errado, é isso mesmo! Neste ano, diferente de 2019, que registrou uma diminuição na quantidade de vagas, teremos um aumento, de 20 para 25 cargos na classe de Terceiro-Secretário da carreira de diplomata. Bacana, né? 

 

A Primeira Fase (antigo TPS)

 

Passando para a parte técnica, o segundo item da Portaria faz menção à primeira fase do Concurso, também conhecida como TPS, que se mantém no formato de prova objetiva e com caráter eliminatório. 

 

As questões serão constituídas das seguintes disciplinas: a) língua portuguesa; b) história do Brasil; c) história mundial; d) geografia; e) língua inglesa; f) política internacional; g) economia; e, h) direito. Em contraste com o ano passado, a Portaria de 2020 não cita direito internacional público na lista de matérias. 

 

Segunda e Terceira fase

 

O terceiro item da Portaria anuncia que a segunda fase do Concurso consistirá de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, constituídas de questões de: a) língua portuguesa e b) língua inglesa. 

 

Já o quarto item, aponta que a terceira fase do Concurso será estabelecida por provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, constituídas de questões de: a) história do Brasil; b) política internacional; c) geografia; d) economia; e) direito; f) língua espanhola e língua francesa.



Redução do prazo de realização da primeira prova

 

Agora sim chegamos na maior alteração que a Portaria sofreu este ano! Foi isso mesmo que você entendeu, o prazo de realização da prova será reduzido em dois meses, considerando a data de publicação do edital (que não deve demorar muito para ser divulgado).

 

Segundo o parágrafo único da Portaria de 2020, “a redução do prazo objeto do caput deve-se à necessidade de que a data de conclusão do concurso seja compatível com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco em 2021”.

 

De olho na revisão

 

Agora que a autorização para a realização do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata 2020 foi oficialmente publicada no Diário Oficial da União, é preciso iniciar uma revisão intensiva para garantir a tão sonhada aprovação na primeira fase. 

 

E a boa notícia é que a equipe do Sapi já está preparando um curso intensivo de revisão com tudo que você precisa saber para ficar com o conteúdo na prova na ponta da língua! Em breve, teremos novidade. Enquanto isso, você pode conferir a Portaria CACD 2020 na íntegra clicando aqui





Ser diplomata está em seus planos?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS