
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Vez ou outra, a gente acaba esbarrando no termo “Segunda Internacional” em meio a nossas leituras para o concurso, não é mesmo? Mas vocês sabem o que foi esse movimento e o porquê de ele não ter dado muito certo? Vamos falar sobre isso agora!
O fim da Segunda Internacional
Para acabar com as suas dúvidas sobre o fim desse movimento, vamos direto ao ponto: com mais de cem anos, a Segunda Internacional dos Trabalhadores, ação que representou a solidariedade dos trabalhadores de todas as nações, foi interrompida pelo início da Primeira Guerra Mundial.
A história por trás da Segunda Internacional
Agora, é hora de entendermos um pouco mais sobre o que esse movimento passou antes de chegar ao fim… Entre 1889 e 1914, a Segunda Internacional foi formada por uma série de congressos em diversas capitais de Estados europeus, sendo liderada por Engels, com a intenção de organizar a atuação do movimento operário internacional e fomentar o debate sobre a luta de classes.
A Segunda internacional objetivava unir a classe operária e os intelectuais marxistas em um contexto em que as tensões entre os Estados europeus já previam que uma guerra estouraria em breve. Como o marxismo considerava a guerra um instrumento de manipulação do capitalismo e uma estratégia de obtenção de lucro pela indústria bélica a custo dos trabalhadores, os participantes do evento decidiram que os trabalhadores não apoiariam a guerra.
O plano original dos integrantes do evento era aproveitar o início de uma possível guerra para fazer uma revolução proletária, no entanto, os partidos socialistas franceses e alemães (os dois maiores partidos socialistas da Europa) foram contra a determinação da Segunda internacional e apoiaram a Primeira Guerra Mundial, fazendo o encontro perder o sentido. Nesse caso, o nacionalismo superou o cosmopolitismo do socialismo (que unia os trabalhadores pela causa comum da luta de classes, independentemente de nacionalidade).
Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.