Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

30 anos da queda do Muro de Berlim

30 anos da queda do Muro de Berlim

Conteúdo postado em 05/11/2019

Olá, Sapientes!

 

A Alemanha está em festa nesta semana e sabem por quê? Como o título do post de hoje sugere, no próximo sábado serão comemorados os 30 anos da queda do Muro de Berlim. Pois é, já se passou todo esse tempo... E, para essa comemoração, o país começou, ontem, um festival, com duração de uma semana, objetivando celebrar o jubileu de 30 anos da chamada Revolução Pacífica, a qual culminou na fatídica queda do Muro. Bem, já que não estamos na Alemanha, que tal relembrarmos, por aqui, o contexto que envolveu esse importante marco histórico?

 

O Muro de Berlim foi uma delimitação fronteiriça, construída em 1961, pela República Democrática Alemã, durante a Guerra Fria, que dividia a cidade de Berlim ao meio, sendo a parte ocidental pertencente ao bloco capitalista e a parte oriental, ao bloco socialista. Dessa forma, o Muro representava uma barreira física que separava não só a Alemanha, como, também, o mundo em duas partes.

 

Cabe lembrar que a construção do muro deu-se 16 anos após o início da Guerra Fria, sendo que o bloco ao qual a República Federal da Alemanha (ou a Alemanha Ocidental) pertencia, era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos e o bloco referente à República Democrática Alemã (ou a Alemanha Oriental), era formado pelos países socialistas sob a ideologia do regime soviético.

 

O muro era constituído de 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação e 127 redes metálicas eletrificadas com alarme. Toda sua extensão era patrulhada por militares da Alemanha Oriental e, caso alguém tentasse escapar para o outro lado, a ordem era a de atirar para matar. Como sabemos, essa situação estancou a emigração dos milhões de alemães orientais para a parte ocidental e provocou a separação de diversas famílias que viviam em Berlim na época.

 

Em 9 de novembro de 1989, o governo da Alemanha Oriental anunciou, após semanas seguidas de conflitos civis, que todos os cidadãos da parte oriental tinham a autorização para visitar o lado ocidental. Assim, um grande número de alemães orientais escalou o muro e o atravessou, unindo-se à banda oriental em um clima de celebração. Nas semanas que se sucederam, partes do Muro começaram a ser destruídas, e, mais tarde, quase toda sua estrutura acabou sendo removida por equipamentos industriais. A queda do Muro de Berlim foi o marco da reunificação alemã, a qual foi formalmente realizada em 3 de outubro de 1990.

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

30-anos-da-queda-do-muro-de-berlim

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS