Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Métodos de Estudos para o CACD

Métodos de Estudos para o CACD

Olá, Sapientes!

 

Em nosso post da semana passada, nós conversamos sobre três passos para montar um planejamento de estudos bacana para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, lembram-se? E, lá no finalzinho do post, nós prometemos que discutiríamos um pouquinho mais sobre os métodos de estudo para o concurso. Muito bem, cá estamos nós, para ajudar a clarear um pouco mais a mente sobre o assunto. Vamos lá?

 

Quais são os métodos de estudo que eu posso utilizar para o CACD?

 

Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, vai ver que são inúmeros os sites que oferecem dicas sobre métodos de estudo e que listam um série de possibilidades para você tentar seguir. O difícil é saber o que escolher em seu caso, não é mesmo?   

 

Bom, a primeira coisa a se pensar é que não existe método de estudo ideal. Cada caso é uma situação diferente e o que funciona para o seu amigo pode não dar certo para você. É por essa razão que é importante sermos flexíveis e estarmos preparados para fazer os ajustes necessários.

 

O segundo aspecto a se levar em consideração é a sua disponibilidade de horário e o quão fixos são os seus compromissos. Se você consegue planejar sua rotina, com horário definido para cada atividade, e cumpri-la em grande parte, é possível que um cronograma fixo de estudos funcione muito bem. Nesse caso, você identificará todos os intervalos de no mínimo meia hora em sua agenda e definirá qual matéria do CACD a ser a estudada e qual atividade a ser realizada: assistir aula, fazer a leitura, exercícios ou revisão. Desse modo, você conseguirá ter um retrato de sua semana e saber, com mais precisão, quando aquela matéria será vista novamente.

 

Agora, se a sua rotina é imprevisível e cada dia é uma caixinha de surpresas, talvez seja mais interessante optar pelo ciclo de estudos. Aqui você definirá uma sequência das matérias a ser seguida ao longo do ano – ou do semestre –, preferencialmente, intercalando as matérias afins com outras que usem um raciocínio diferente. Estabeleça, também, quais atividades você terá que cumprir para que possa passar para a próxima matéria – por exemplo, assistir aula, ler e fazer exercícios.

 

Assim, a cada intervalo de trinta minutos que você tiver disponível, você irá executar a atividade faltante daquela matéria e só passar para a próxima disciplina, quando tiver finalizado essa sequência de atividades. Tudo vai depender do seu comprometimento para que os momentos livres sejam aproveitados da melhor forma.

 

Segue a gente lá no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do concurso para a diplomacia.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-metodos-de-estudos-para-o-cacd

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS