Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Maratona CACD 2023

O Congresso de Viena

O Congresso de Viena

Conteúdo postado em 28/07/2023

Olá, Sapiente!

 

No Maratona CACD 2023, nosso professor de História Mundial, Filipe Figueiredo, traz alguns pontos importantes sobre o Congresso de Viena e o Concerto Europeu que podem vir a aparecer no Concurso da Diplomacia deste ano. Que tal um pequeno spoiler?

 

Basicamente, a ideia por trás do Congresso de Viena pautava-se no combate ao legado da Revolução Francesa. Em termos doutrinários, é importante ter em mente os princípios que sustentaram essa ordem.

 

Princípio da legitimidade

 

O princípio da legitimidade foi inventado por Talleyrand (representante francês) como meio de preservar a França contra punições drásticas por parte dos vencedores. Basicamente, esse princípio firmava o direito de as casas reais derrocadas por Napoleão recuperarem os respectivos tronos nacionais. Na prática, exemplos emblemáticos são o da Suíça e o da Polônia: enquanto a Suíça foi restaurada com confederação independente, com sua neutralidade garantida, o Reino da Polônia, fundado por Napoleão, foi abolido e dividido entre Rússia, Prússia e Áustria. 

 

Princípio do equilíbrio 

 

O princípio do equilíbrio também teve grande importância nesse contexto. Em suma, tinha por fundamento o equilíbrio de poder, de modo que os territórios seriam divididos entre as nações europeias sem que nenhuma se sobressaísse.

 

Princípio da restauração

 

Ademais, pelo princípio da restauração (e não intervenção, como uma questão de prova passada tentou confundir), visava-se ao rearranjo das fronteiras modificadas pelas guerras napoleônicas.

 

As agendas das nações nesse período

 

Além de conhecer esses princípios, é importante que você saiba as agendas de algumas nações durante esse período. No caso da França, buscava-se o prestígio. A Áustria queria conter os nacionalismos e restabelecer seus domínios. No caso prussiano, visava-se a crescimento territorial para a Saxônia, bem como a manutenção da hegemonia na região alemã. Cumpre notar, aliás, que a Prússia recebeu grande porção do território almejado, mas teve suas pretensões sobre Alsácia, Lorena e parte do Ducado de Varsóvia rejeitados. A Rússia queria consolidar sua expansão territorial pela Polônia e pela Finlândia, assim como impedir o crescimento da Áustria e manter opções marítimas. A Inglaterra estava muito mais focada em garantir o equilíbrio no continente, assim como a livre navegação e o livre comércio.

 

À época, algumas deliberações foram tomadas no sentido de buscar garantir o condomínio de poder. Aliás, vale lembrar que o Congresso de Viena foi pautado em ideias realistas - e não liberais. 

 

Por fim, lembramos que a leitura do Blog Sapi é apenas um complemento aos seus estudos e não substitui o conhecimento compartilhado dentro do Maratona CACD 2023.

 

ENTRE PARA O MARATONA CACD 2023 E INICIE SUA REVISÃO PARA O CONCURSO AGORA MESMO!

 

O Maratona CACD 2023 é um programa completo que te permite revisitar o conteúdo constante no edital de forma intensiva, prática e estratégica, priorizando os temas mais recorrentes e atuais da primeira fase do concurso.

 

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS