Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

O Curso de Formação de Diplomatas na Argentina

O Curso de Formação de Diplomatas na Argentina

Olá, Sapientes!

 

O post de hoje traz um assunto pra lá de interessante, a respeito do qual poucos aspirantes à carreira diplomática sabem: a participação de diplomatas brasileiros no Curso de Formação de Diplomatas da Argentina. Sim, em um artigo anterior, explicamos um pouquinho sobre o funcionamento desse curso aqui no Brasil, mas, hoje, estamos nos referindo a um curso com o mesmo intuito, porém localizado em Buenos Aires. Curioso, não acham? Então, vamos juntos conferir alguns detalhes fornecidos pelo próprio Itamaraty.

 

Anualmente, são designados para o curso de formação no Instituto del Servicio Exterior de La Nación (ISEN), instituição argentina análoga ao Instituto Rio Branco, dois alunos por turma. O critério adotado para sua seleção é o desempenho acadêmico, sendo utilizada fórmula que contempla o concurso de admissão, com peso um, e o curso de formação de diplomatas, com peso três. Os alunos brasileiros participam do primeiro dos dois anos de duração do curso de formação de diplomatas do ISEN.

 

O aprendizado trazido envolve aspectos acadêmicos e profissionalizantes. No que se refere a sua dimensão acadêmica, a participação no curso de formação argentino, de excelente nível, com aulas teóricas e práticas, permite aos diplomatas brasileiros o contato direto com a abordagem de um importante país estrangeiro sobre temas da agenda internacional e sobre os instrumentos de ação diplomática.

 

Em relação ao aspecto profissionalizante, a participação no Curso de Formação de Diplomatas da Argentina constitui-se, basicamente, na experiência de passar um ano imerso na chancelaria de um dos mais relevantes parceiros internacionais do Brasil, usando o idioma espanhol no dia a dia, conhecendo as percepções locais e seus métodos de trabalho.

 

O período no Instituto del Servicio Exterior de La Nación permite, ademais, o estabelecimento de relações com colegas argentinos, que serão benéficas para o trabalho posterior dos alunos, que são necessariamente lotados na secretaria responsável por América do Sul e, muitas vezes, voltam a servir em Buenos Aires.

 

Os alunos são designados em missão transitória na Embaixada em Buenos Aires, pelo período de um ano. Recebem, durante a missão, o salário de um Terceiro-Secretário lotado na Embaixada, deixando de receber seus salários no Brasil. Fazem jus também à residência funcional, também conhecida como “auxílio-moradia”, desde que não tenham mantido eventual imóvel funcional em Brasília.

 

O universo diplomático do Ministério das Relações Exteriores propicia tantas possibilidades que a gente mal consegue vislumbrar, vocês não acham? Bem, caso tenham interesse em buscar mais algumas informações a respeito desse programa argentino, acessem o site do ISEN neste link aqui. Vale a pena conferir para dar aquela motivada nesta reta final de preparação.

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Então, segura essa novidade! Com a publicação do edital para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapi lançou o terceiro – e último – lote para o curso Maratona 1ª Etapa 2019, com uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, claro, as aulas estarão atualizadas e totalmente alinhadas com as alterações do novo conteúdo programático. E aí, curtiu? Então, vem revisar com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 3º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

o-curso-de-formacao-de-diplomatas-na-argentina

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS