Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Os idiomas estrangeiros no Curso de Formação de Diplomatas

Os idiomas estrangeiros no Curso de Formação de Diplomatas

Olá, Sapientes!

 

Como estão os coraçõezinhos após a publicação da portaria autorizando a realização do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2019? A ansiedade deve estar a mil, não é mesmo? Caso queiram conferir, nós fizemos um post, explicando as principais novidades do concurso deste ano neste link aqui. Bem, e para hoje, em meio à correria de véspera de edital, resolvemos trazer uma curiosidade sobre os idiomas estrangeiros que vai deixá-los ainda mais empolgados para serem aprovados no concurso. Curiosos? Então, venham com a gente.

 

É normal que fiquemos preocupados quando o assunto é língua estrangeira para o CACD, já que o aprendizado de um novo idioma é algo que leva um tempo razoável para se sedimentar. Mas será que vocês já se perguntaram qual o nível de inglês, francês e espanhol que precisamos alcançar, quando formos aprovados no concurso e iniciarmos o Curso de Formação de Diplomatas no Instituto Rio Branco?

 

Na verdade, não existe uma resposta padrão. Sabemos que, para inglês, devemos atingir um conhecimento bastante elevado da língua para conseguirmos elaborar dissertações, resumos e traduções, de acordo com o grau de exigência cobrado pelo CACD. Já para francês e espanhol, a proficiência na língua não é necessária, no entanto é preciso treinar com afinco a solução de questões dissertativas.

 

Porém o mais interessante disso tudo é que os idiomas estrangeiros serão aprimorados, quando iniciarmos nossos estudos no Curso de Formação de Diplomatas. Por mais que cada um seja aprovado no CACD, tendo a sua base de idiomas, o Instituto Rio Branco estará preparado para treinar os recém-nomeados em todos os níveis de inglês, francês e espanhol. Sim, existem três professores para cada uma dessas línguas e a turma de Terceiros-Secretários é subdividida em grupos menores, conforme o nível de conhecimento e fluência, para que, assim, os resultados sejam os mais efetivos possíveis. Não é simplesmente demais?

 

Ah, e ao ser matriculado no Curso de Formação para Diplomatas, você também terá que fazer a opção entre árabe, chinês e russo, cujo curso será provavelmente ministrado por um nativo da língua durante três semestres. Façam o cálculo aí: somando o português, a gente sai do Instituto Rio Branco falando, pelo menos, cinco idiomas. Partiu sermos poliglotas!

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Então, nossa novidade é para você! Com a publicação da portaria, o Sapi lançou o 2º lote para o curso Maratona 1ª Etapa 2019, com uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, né? E aí, curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 2º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-os-idiomas-estrangeiros-no-curso-de-formacao-de-diplomatas

ARTIGOS RELACIONADOS