Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

Quantos anos o Ministério da Economia realmente tem?

Quantos anos o Ministério da Economia realmente tem?

Conteúdo postado em 25/05/2022

Olá, sapientes!

 

O novo Ministério da Economia está para completar 3 anos, mas será que esse ministério é mesmo tão novo assim?

 

Podemos colocar como marco do primeiro “Ministério da Economia” brasileiro aquele instituído em 1808 com a chegada da corte portuguesa: o Ministério de Estado dos Negócios do Brasil. Desde então, órgãos com nomes diferentes, mas funções relativamente semelhantes, foram criados, substituídos, fechados e reabertos diversas vezes.

 

Para citar alguns dos mais relevantes, temos o Ministério do Planejamento de 1962, fechado pouco mais de um ano após sua abertura pelo regime militar de 1964, com a justificativa de ter sido inaugurado por Celso Furtado, o ministro do planejamento que criou o programa conhecido como Plano Trienal. Em 1967, passou a ser o Ministério do Planejamento e Coordenação Geral e, em 1999, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Já na última reforma que ocorreu antes da efetivada pelo governo atual, virou, em 2016, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

 

Agora, com a lei  Nº 13.844, de 18 de junho de 2019, que converteu a Medida Provisória n° 870/2019 do presidente da República Jair Bolsonaro em lei, tornou-se simplesmente Ministério da Economia, conhecido também como o "super ministério" por resultar da fusão do Ministério do Planejamento; Fazenda; Indústria, Comércio Exterior e Serviços; além de ter assumido a maior parte das responsabilidades do Ministério do Trabalho.

 

Quais são as funções do Ministério da Economia?

 

Esse ministério é responsável, principalmente, por organizar os gastos do governo federal e como a União arrecada seus recursos financeiros, assim como eram, de forma geral, as responsabilidades dos outros ministérios passados.

 

Algumas outras funções estão relacionadas com a desburocratização e digitalização do governo, fiscalização e controle do comércio exterior, previdência e negociações econômicas e financeiras com governos, organismos multilaterais e agências governamentais. Atualmente, quem assume esse ministério é o ministro de Estado da Economia, Paulo Guedes.

 

Sendo assim, todos os órgãos relacionados com a economia ficaram subordinados ao Ministério da Economia. Podemos citar, dentre eles:

 

- O Conselho Monetário Nacional: órgão superior do Sistema Financeiro Nacional, que ocupa-se da formulação da política monetária e de crédito do sistema financeiro brasileiro;

 

- A Comissão de Valores Mobiliários (CVM): autarquia responsável por fiscalizar, regular e incentivar o mercado de valores mobiliários;

 

- O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES):  um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, que viabiliza investimentos para projetos de desenvolvimento;

 

- A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): realiza coleta de dados e informações estatísticas;

 

- A Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea): realiza pesquisas técnicas e institucionais para servir de base para a política econômica.

 

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS