Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: A tolice da inteligência brasileira

Sugestão de leitura para o CACD: A tolice da inteligência brasileira

Conteúdo postado em 30/04/2020

Olá, sapientes!

 

Essa semana o Blog Sapi vai indicar um livro muito bom para você fortalecer aquele senso crítico tão interessante para a segunda fase do CACD. “A tolice da inteligência brasileira” causou muita polêmica, tanto na direita quanto na esquerda, por contestar teses clássicas da sociologia brasileira. Ficaram curiosos com essa obra? Então, vamos lá!

 

Sobre o que fala o livro? 

 

O sociólogo e ex-presidente do IPEA, Jessé Souza, publicou esse ensaio em 2015 com o objetivo de buscar as raízes da crise política brasileira, intensificada a partir de 2013. No livro, Jessé Souza descreve e analisa os fundamentos históricos e conceituais que explicam a identidade brasileira, relacionando-os às questões políticas da contemporaneidade. 

 

É nessa procura por entender o contexto político que o sociólogo vai, também, buscar as origens da ideia popular de que os brasileiros são passionais, acolhedores, sensuais e que as suas decisões são envolvidas pela questão emocional, mesmo no âmbito político ou econômico. E, para isso, o ensaio analisa e critica a tese de quatro sociólogos de peso: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Roberto DaMatta.

 

Por que essa leitura é relevante para o CACD? 

 

De forma geral, o livro é bastante útil para a preparação para o CACD, uma vez que esquematiza e explica diversas teses clássicas da sociologia do século XIX e XX, sem falar que o livro retoma e explica debates da ciência política que podem parecer bastante complicados para leigos nesse campo de estudo.

 

E como eu me preparo para o CACD 2020?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS