
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Essa semana o Blog Sapi vai indicar um livro muito bom para você fortalecer aquele senso crítico tão interessante para a segunda fase do CACD. “A tolice da inteligência brasileira” causou muita polêmica, tanto na direita quanto na esquerda, por contestar teses clássicas da sociologia brasileira. Ficaram curiosos com essa obra? Então, vamos lá!
O sociólogo e ex-presidente do IPEA, Jessé Souza, publicou esse ensaio em 2015 com o objetivo de buscar as raízes da crise política brasileira, intensificada a partir de 2013. No livro, Jessé Souza descreve e analisa os fundamentos históricos e conceituais que explicam a identidade brasileira, relacionando-os às questões políticas da contemporaneidade.
É nessa procura por entender o contexto político que o sociólogo vai, também, buscar as origens da ideia popular de que os brasileiros são passionais, acolhedores, sensuais e que as suas decisões são envolvidas pela questão emocional, mesmo no âmbito político ou econômico. E, para isso, o ensaio analisa e critica a tese de quatro sociólogos de peso: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Roberto DaMatta.
De forma geral, o livro é bastante útil para a preparação para o CACD, uma vez que esquematiza e explica diversas teses clássicas da sociologia do século XIX e XX, sem falar que o livro retoma e explica debates da ciência política que podem parecer bastante complicados para leigos nesse campo de estudo.
Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.