Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Basicão de Geografia

Sugestão de leitura para o CACD: Basicão de Geografia

Conteúdo postado em 21/02/2019

Olá, Sapientes!

 

Quando vocês pensam em Geografia, o que vem em sua mente? Rios, relevo, clima, mapas? E quanto sobre isso vocês se recordam? Não muito, né? Bom, além de nossa memória não colaborar o suficiente, precisamos ter a consciência de que Geografia é muito mais que saber a capital dos países de cor. E esse conhecimento deve certamente ser esperado de alguém que pretende se tornar um diplomata, vocês não concordam?

 

Seguindo a vibe do post da semana passada, hoje a gente vai trazer uma dica bem bacana de um material que pode ser considerado um basicão para relembrar aquele conteúdo aprendido na preparação para o vestibular. É o livro Projeto de Ensino de Geografia (Geografia Geral), de Demétrio Magnoli e Regina Araújo.

 

Trata-se de um material desenvolvido para alunos do ensino médio, com uma linguagem bem acessível e muitas figuras para ilustrar o assunto explicado. É para dar aquela olhadela antes de aprofundar o tópico da vez ou para tirar uma dúvida pontual. Nada de utilizar como referência em citações na terceira fase, ok?

 

E o mais interessante é que, mesmo sendo uma obra básica, ela já introduz os alunos ao pensamento geográfico sempre que se finaliza uma de suas unidades. Vale a pena dar uma checada no sebo de sua cidade ou em algum site online que venda livros de segunda mão, já que não é uma obra que teve edições publicadas recentemente. A vantagem é que, por essa razão, o preço tende a ser bem acessível, né?

 

E Geografia é tão importante assim para o CACD?

 

Pode ter certeza que sim. No Concurso de Admissão à Carreira Diplomática de 2018 – o último realizado até o momento –, a primeira fase objetiva contou com 6 questões, das 73 totais, inteiramente dedicadas à matéria. E, na terceira fase do concurso, Geografia tem uma prova exclusiva, com 4 questões dissertativas, somando até 100 pontos em sua nota classificatória final. Estão convencidos de que é preciso se dedicar bastante a essa matéria?

 

Mas como estudar Geografia para o concurso?

 

Sabia que, aqui no Sapientia, o Curso Regular Extensivo acabou de começar com uma turma novinha em folha? É o tipo de curso ideal para quem quer explicações detalhadas sobre todos os pontos do edital. Desse modo, você terá todo o apoio necessário, com aulas online 100% inéditas, plantão de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Fora o corpo docente do Sapientia que é reconhecidíssimo no mercado. Não tem como perder, né?

 

>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-brexit-sair-ou-nao-sair-eis-a-questao

ARTIGOS RELACIONADOS