
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, Sapientes!
Quando vocês pensam em Geografia, o que vem em sua mente? Rios, relevo, clima, mapas? E quanto sobre isso vocês se recordam? Não muito, né? Bom, além de nossa memória não colaborar o suficiente, precisamos ter a consciência de que Geografia é muito mais que saber a capital dos países de cor. E esse conhecimento deve certamente ser esperado de alguém que pretende se tornar um diplomata, vocês não concordam?
Seguindo a vibe do post da semana passada, hoje a gente vai trazer uma dica bem bacana de um material que pode ser considerado um basicão para relembrar aquele conteúdo aprendido na preparação para o vestibular. É o livro Projeto de Ensino de Geografia (Geografia Geral), de Demétrio Magnoli e Regina Araújo.
Trata-se de um material desenvolvido para alunos do ensino médio, com uma linguagem bem acessível e muitas figuras para ilustrar o assunto explicado. É para dar aquela olhadela antes de aprofundar o tópico da vez ou para tirar uma dúvida pontual. Nada de utilizar como referência em citações na terceira fase, ok?
E o mais interessante é que, mesmo sendo uma obra básica, ela já introduz os alunos ao pensamento geográfico sempre que se finaliza uma de suas unidades. Vale a pena dar uma checada no sebo de sua cidade ou em algum site online que venda livros de segunda mão, já que não é uma obra que teve edições publicadas recentemente. A vantagem é que, por essa razão, o preço tende a ser bem acessível, né?
Pode ter certeza que sim. No Concurso de Admissão à Carreira Diplomática de 2018 – o último realizado até o momento –, a primeira fase objetiva contou com 6 questões, das 73 totais, inteiramente dedicadas à matéria. E, na terceira fase do concurso, Geografia tem uma prova exclusiva, com 4 questões dissertativas, somando até 100 pontos em sua nota classificatória final. Estão convencidos de que é preciso se dedicar bastante a essa matéria?
Sabia que, aqui no Sapientia, o Curso Regular Extensivo acabou de começar com uma turma novinha em folha? É o tipo de curso ideal para quem quer explicações detalhadas sobre todos os pontos do edital. Desse modo, você terá todo o apoio necessário, com aulas online 100% inéditas, plantão de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Fora o corpo docente do Sapientia que é reconhecidíssimo no mercado. Não tem como perder, né?
>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima sugestão de leitura!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.