
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
“A praça é do povo, assim como o céu é do condor”. Já ouviu esse famoso verso de Castro Alves? Foi a partir dele que a terceira geração do romantismo passou a ser conhecida como condoreira. Sendo assim, o Blog Sapi não poderia deixar de recomendar a leitura desse autor que marcou a literatura brasileira do século XIX e que é importantíssima para os estudos para o CACD. Bora nessa?
Enquanto a primeira geração do romantismo foi ufanista e a segunda, individualista, a terceira retoma o nacionalismo, mas de forma diferente. Neste momento, a pátria, em vez de admirada, é criticada, mas apenas como uma forma de torná-la um lugar melhor, que acolha todos os seus nacionais, independentemente de cor.
Castro Alves (1847-1871) não nega o amor pela pátria. Os temas sociais e o questionamento dos horrores da escravidão, recorrentes na sua obra do poeta, são expostos como parte de uma “missão” para influenciar o desenvolvimento da nação. O poeta usou sua produção literária como uma ferramenta para levantar o debate sobre a abolição dos escravos, visto como uma questão humanitária relacionada mesmo à possibilidade de desenvolvimento do país.
Seus versos apresentavam um forte apelo visual com o objetivo de impactar os leitores ao expor a violência sofrida pelos escravos. Os poemas de Castro Alves, como o Navio Negreiro, conseguiram impactar fortemente a sociedade brasileira do século XIX, alcançando grande reconhecimento e sendo valorizados pela riqueza oratória e eloquência. Devido a sua rica produção, o poeta obteve grande fama, mesmo após a morte.
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.