Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Comércio Internacional e Crescimento Econômico no Brasil

Sugestão de leitura para o CACD: Comércio Internacional e Crescimento Econômico no Brasil

Conteúdo postado em 14/01/2022

Olá, sapientes!

 

O Blog Sapi preparou mais uma dica de leitura para quem quer uma ajudinha a mais nos estudos de economia. A dica de hoje vai ser um super manual de economia com 248 páginas: “Comércio Internacional e Crescimento Econômico no Brasil”, de Sarquis José Buainain Sarquis. 

 

Sarquis conseguiu unir em sua obra tudo que todo ceacedista precisa: uma linguagem acessível para pessoas que estão iniciando o estudo da economia, informações aprofundadas e questionamentos interessantes sobre o desenvolvimento da estratégia de inserção econômica internacional do Brasil. Tudo isso em um estudo dos elementos que contribuíram, e ainda contribuem, para o cenário econômico brasileiro. 

 

Não precisamos nem falar que, para quem ainda está nos primeiros passos da preparação para o concurso e nunca estudou economia antes, o livro pode facilitar, e muito, o entendimento das questões macroeconômicas, né?

 

Além disso, essa publicação apresenta muitos argumentos para possíveis questões de terceira fase. Por exemplo, o autor explica os motivos da relevância do comércio internacional para o desenvolvimento do país, assim como analisa os pontos positivos e negativos de ter vantagens na exploração de commodities, dentre outras ideias importantes para a boa compreensão da macroeconomia e da política internacional.

 

O livro termina com um apanhado de sugestões que são essenciais para os estudos dos ceacedistas. Sarquis sugere como as políticas públicas e a gestão cambial e financeira podem ser organizadas para afetar positivamente a inserção internacional do Brasil no comércio mundial, um fator que, como o autor explica, é um dos principais pontos que alavanca o crescimento dos países na atualidade. Sendo assim, esse livro não pode ficar de fora da preparação para o CACD!

 

Ah! Este livro da editora Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) pode ser facilmente encontrado nas livrarias e sebos, então, não tem desculpa para deixar essa leitura passar, ok?

 

E como eu me preparo para o CACD?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS