Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Manuel Bandeira

Sugestão de leitura para o CACD: Manuel Bandeira

Conteúdo postado em 08/10/2020

Olá, sapientes!

 

Manuel Bandeira é  um daqueles nomes da literatura brasileira que são bem conhecidos pelo público leitor. O poeta viveu entre 1886 e 1968, vivenciando grandes transformações na sociedade. Interessante, né?

 

“A cinza das horas”

 

Manuel Bandeira começou a sua produção poética ligada ao parnasianismo e ao simbolismo brasileiro, publicando seu primeiro livro, “A cinza das horas”, em 1917. Posteriormente, o poeta abandonou o rigor estilístico dos movimentos parnasiano e simbolista, e passou a se dedicar ao movimento modernista, pelo qual é famoso.

 

“Os Sapos”

 

A grande contribuição de Bandeira para o modernismo foi o poema “Os Sapos”, de 1919, declamado por Ronald de Carvalho na Semana de Arte Moderna de 1922. Esse poema apresenta uma crítica à elite cultural brasileira, que valorizava, principalmente, os poetas parnasianos, identificados pelo autor como artistas que querem fama e reconhecimento, mas que são “sapos tanoeiros”, repetindo o coaxar da técnica, sem profundidade de ideias.

 

A produção poética mais madura de Manuel Bandeira fez parte da primeira geração modernista. A liberdade de criação, a aproximação entre a linguagem oral e escrita, e a presença de elementos do regionalismo são características dessa geração que marcaram a produção de Bandeira.

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS