Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas

Sugestão de leitura para o CACD: Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas

Conteúdo postado em 24/01/2020

Olá, sapientes!

A primeira fase do CACD ainda está distante, o que significa que esse é o momento perfeito para começar a ler a bibliografia mais extensa. Se você quiser iniciar por história do Brasil, a gente indica o Navegantes, Bandeirante e Diplomatas, do nosso admirado diplomata e embaixador Synesio Sampaio Goes.

Apesar de denso, o livro usa uma linguagem bem clara para contextualizar o processo de definição das fronteiras do Brasil. É um material bem completo e profundo sobre a formação do Estado brasileiro e de suas relações internacionais.

A obra é dividida em três partes: A descoberta do continente, A ocupação do território brasileiro e As negociações dos limites terrestres. Seguindo a ordem cronológica, Synesio Goes trata desde as navegações de Colombo no Mediterrâneo até a gestão do nosso patrono Barão do Rio Branco como chanceler. Pois é… Com um livro só você já estuda grande parte do edital de HB.


Mas eu preciso ler o livro inteiro para o CACD?

Por mais que seja uma obra um pouco mais extensa, ela é um ótimo adianto em relação a alguns pontos do edital. Contudo, é claro que você pode ler apenas aquilo que se encaixa melhor nos seus estudos neste começo de ano.

Se você decidir ler só uma das três partes, então escolha a terceira, bastante indicada pelos professores para o estudo da história da diplomacia brasileira e das questões de limites da Primeira República.

O PDF é disponibilizado gratuitamente no site da Funag (http://www.funag.gov.br/loja/download/1118-Navegantes_bandeirantes_diplomatas%20_(08-06-15).pdf), mas como é um clássico também é facilmete encontrado nos sebos próximos às faculdades de história.

 

Se tornar um diplomata é o seu objetivo?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS