Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: História da América Latina

Sugestão de leitura para o CACD: História da América Latina

Conteúdo postado em 17/10/2019

Olá, Sapientes!

 

Hoje é dia de trazermos dica de uma matéria que faz os coraçõezinhos ceacedistas saltarem pela boca de tanta emoção: a História Mundial. E a nossa sugestão de leitura da semana irá bem a calhar para aqueles que estão cobrindo o edital do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e sentem falta de uma bibliografia que trate especificamente da região da América Latina. Oras, um assunto tão caro aos aspirantes à diplomacia não poderia passar em branco por aqui, não é mesmo?

 

Então, anotem aí! Um livro que cobrirá suficientemente bem o tema, “desde a colonização ibérica, passando pela concomitância das independências políticas e da formação dos Estados nacionais, chegando aos temas do século XX”, é o de autoria das historiadoras Maria Ligia Prado e Gabriela Pellegrino, cujo título é História da América Latina.

 

Estamos falando uma obra bem curtinha, com apenas 208 páginas, a qual foi elaborada por duas professoras de peso da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). E não se enganem! Mesmo que se trate de uma obra de curta extensão, o tema da América Latina é abordado com a profundidade que necessitamos para o CACD, abrangendo desde “a crise dos domínios coloniais na América, [e passando] pela construção de identidades, (...) educação, cidadania, cultura e política”.

 

Por ser um livro de publicação relativamente recente – 2014, para sermos mais exatos –, é possível encontrá-lo, por um preço acessível, tanto em livrarias, quanto em sebos físicos e virtuais. Portanto, se o tema “história da América Latina” era uma de suas preocupações, agora é o momento de se acalmar e “correr para os braços” de Maria Ligia e Gabriela. Elas, certamente, irão te dar a base necessária para o entendimento acerca da formação da região e das ligações históricas entre o Brasil e os demais países latino-americanos. Dica imperdível, hein?

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso do Itamaraty, o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS