Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Papéis Avulsos

Sugestão de leitura para o CACD: Papéis Avulsos

Conteúdo postado em 27/06/2019

Olá, Sapientes!

 

Neste finzinho de mês, comemoramos os 180 anos de nascimento do Machado de Assis em um post bem bacana, vocês acompanharam? Caso não tenham visto, podem acessar nosso artigo neste link aqui, ok? Pois bem, sabendo da importância desse autor para a história da literatura brasileira, nossa sugestão de leitura não poderia ser outra. No entanto, em vez de um romance clássico, vamos sugerir a obra Papéis Avulsos. Já ouviram falar? Ótimo! Então, venham conferir alguns detalhes sobre o porquê dessa obra não poder passar desapercebida.

 

Lançado em 1882, “Papéis Avulsos” é considerado o terceiro título de Machado de Assis publicado em sua fase realista, depois de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Tu Só, Tu, Puro Amor". Trata-se de uma compilação de contos realizada pelo próprio autor, que de avulsa é só no nome mesmo. Os contos interconectam-se pela característica ironia machadiana, a qual é acompanhada por um humor perspicaz, pelo pessimismo, pelo ceticismo e pela contradição humana entre ser e parecer tão bem observada e sutilmente criticada pelo autor.

 

O livro traz consigo doze contos, dentre os quais destacam-se os famosos títulos “O alienista”, “Teoria do medalhão”, “O segredo do bonzo” e “O espelho”, sendo que alguns deles já figuraram a prova do concurso para o Itamaraty. A depender da editora, a obra costuma contar com menos de 200 páginas, tornando-se, portanto, uma leitura bem rápida. O livro é realmente fácil de ser encontrado, tanto em novas edições como em segunda mão. E por também ser de domínio público, a obra pode ser baixada no próprio repositório governamental, por meio deste link aqui. E aí, curtiram?

 

Mas em que matéria do concurso esse livro se encaixa?

 

No útlimo edital publicado para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) não existe a matéria Literatura, mas sim a de Língua Portuguesa. Na primeira fase do certame, a fase objetiva, o enfoque é maior em gramática e interpretação de texto. Já na segunda fase, a qual é dissertativa, além de uma redação sobre tema geral, serão propostos dois exercícios de interpretação e análise de textos. A Literatura vai permear esses exercícios de interpretação, pois você correrá o “risco” de ter lido o trecho da obra referenciada, bem como ampliará sua bagagem cultural para fazer um eventual diálogo entre obras, caso seja possível.

 

A dica é: não é necessário ler obras literárias durante seu tempo de estudos regular. Deixe para fazer essa leitura antes de ir deitar-se. Se, todo dia, você ler um pouquinho, conseguirá finalizar várias obras, sem tomar muito o seu tempo. E, de quebra, seus sonhos podem ficar mais culturais. O que acha?

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

O edital parece estar próximo e agora e o momento de agarrar com força nosso mais novo curso! Com a publicação da portaria, o Sapi deu início ao 2º lote para o curso Maratona 1ª Etapa 2019, com uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Não é incrível?

 

>>> Saiba mais sobre o 2º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-sugestao-de-leitura-para-o-cacd-papeis-avulsos

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS