Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Prisioneiros da Geografia

Sugestão de leitura para o CACD: Prisioneiros da Geografia

Conteúdo postado em 15/07/2022

Olá, sapientes! 

 

O autor do livro de hoje tem uma longa carreira jornalística, na qual escreveu sobre diplomacia e relações internacionais. Ele foi responsável por relatar diversos eventos históricos para a política internacional, bem como controvérsias e conflitos internacionais. Seus trabalhos sobre a guerra no Iraque, Afeganistão e a Primavera Árabe lhe renderam diversos prêmios da área da comunicação. 

 

Prisioneiros da Geografia

 

Escrito pelo jornalista britânico Tim Marshall, o best-seller “Prisioneiros da geografia” trata de um tema tradicional da geografia: como os elementos geográficos interferem na riqueza e nas estratégias de atuação geopolítica internacional. Apesar do tema clássico, a vantagem de ter sido escrito por um jornalista, e não por um pesquisador acadêmico, é a linguagem e a expressividade do autor, que capta a atenção dos leitores e garante que nenhum momento da leitura seja entediante.

 

Recentemente traduzido para o português, “Prisioneiros da geografia” havia sido publicado originalmente em inglês sob o título de “Prisoners of geography”. Esse livro trata de temas bastante atuais e, com ele, não precisamos nos preocupar com a desatualização dos temas, já que ele é bastante recente, com a primeira edição sendo de 2015.

 

O livro mostra como a tecnologia diminuiu a vulnerabilidade dos diversos povos do mundo às condições naturais de seus territórios, mas, ainda assim, os fatores físicos continuam representando vantagens e desvantagens para cada região. Diversos casos são analisados e utilizados como exemplo, como é o caso da Ucrânia, país que se posiciona geograficamente como barreira territorial e geopolítica de proteção ao território russo em caso de conflito com países ocidentais. 

 

Tensões no mar do Sul da China

 

Outro caso relevante é o do mar ao sul da China, rico em reservas de petróleo e gás, além de representar grande expansão do mar territorial do país que consiga estabelecer a posse de ilhas da região. Por isso, essa área é fortemente disputada por japoneses, malaios, filipinos e vietnamitas, estes quatro últimos apoiados pelos Estados Unidos, e, claro, pela China, dentre outros povos interessados.

 

Temas quentes para o CACD

 

Além disso, outros estudos apresentados no livro também podem ser bastante úteis para os ceacedistas, como a questão da abertura de rotas marítimas com o degelo no Ártico e os consequentes impactos ambientais globais, bem como a disputa pelo aproveitamento das águas do Nilo Branco e do Nilo Azul entre Egito e Etiópia. 

 

Assim, o êxito da obra está em mostrar como, ainda na atualidade, os líderes mundiais têm de lidar com limitações geográficas, e como isso influencia na escalada de diversas tensões ao redor do globo. A leitura de “Prisioneiros da Geografia” é realmente útil para melhorar a compreensão das situações geopolíticas da atualidade, o que é essencial para quem está se preparando para a carreira diplomática.

 

O livro, de forma geral, é bastante interessante, mas a gente sabe que, para o CACD, é mais eficiente focar nos capítulos que podem ser mais úteis para a preparação para o concurso. Dessa forma, o Blog Sapi aconselha focar a leitura no capítulo 2, que discute questões relacionadas com a China.

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS