Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Tensões no Mar do Sul da China

Tensões no Mar do Sul da China

Conteúdo postado em 22/07/2020

Olá, sapientes!

 

Você já ouviu falar das tensões no Mar do Sul da China? Cuidado para não confundir com as tensões no Mar da China Oriental, entre a China e o Japão, pela posse das ilhas Senkaku ou Diaoyu (se quiser saber mais sobre esse tema, clique aqui e confira esse artigo do Blog Sapi). 

 

Hoje, a gente vai falar sobre outra disputa que já ocorre há vários anos, mas agora entre a China e cinco de seus vizinhos marítimos: Vietnã, Filipinas, Malásia, Indonésia e Brunei; e é uma disputa basicamente por mar territorial. O Mar do Sul da China, também chamado de Mar da China Meridional, abrange uma área de cerca de 3,5 milhões de km² (maior que o território da Índia, o 7º país mais extenso do mundo) localizada em uma região por onde passa uma das principais rotas comerciais do planeta.

 

Reivindicações da China

 

As reivindicações da China levam em conta o histórico do período imperial e contam até com um antigo mapa traçado unilateralmente pela potência asiática, conhecido como a demarcação da linha dos 9 traços ou da língua de vaca, não reconhecido pela Convenção das Nações Unidas nem pelo Tribunal Internacional do Direito do Mar.

 

Apesar da recente decisão das Cortes Internacionais de Arbitragem e da opinião do sistema internacional, que apoiam a demanda das Filipinas e dos outros países da região, a China vem expandindo os exercícios militares nesse mar e promovendo a construção de Ilhas artificiais, que geralmente servem como bases militares. Sem falar no desrespeito às normas internacionais, a ocupação chinesa da região já gerou uma série de prejuízos ambientais aos delicados ecossistemas dos recifes de corais.

 

Alternativas para os países em disputa com a China

 

Nesse contexto, a Índia e o Japão, duas das maiores economias asiáticas, apresentam-se como alternativas para esses países em disputa com a China. Essas duas grandes economias saem beneficiadas com o conflito ao obter mais espaço de influência política e econômica no vácuo deixado pela China. Um exemplo prático disso foi a Índia ter assinado recentemente um Tratado de Livre Comércio com a Malásia, dois dias após firmar uma cooperação do mesmo tipo com o Japão, aumentando a influência dos dois países no Leste da Ásia. 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?


Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 



 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.


Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS