
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Você já ouviu falar das tensões no Mar do Sul da China? Cuidado para não confundir com as tensões no Mar da China Oriental, entre a China e o Japão, pela posse das ilhas Senkaku ou Diaoyu (se quiser saber mais sobre esse tema, clique aqui e confira esse artigo do Blog Sapi).
Hoje, a gente vai falar sobre outra disputa que já ocorre há vários anos, mas agora entre a China e cinco de seus vizinhos marítimos: Vietnã, Filipinas, Malásia, Indonésia e Brunei; e é uma disputa basicamente por mar territorial. O Mar do Sul da China, também chamado de Mar da China Meridional, abrange uma área de cerca de 3,5 milhões de km² (maior que o território da Índia, o 7º país mais extenso do mundo) localizada em uma região por onde passa uma das principais rotas comerciais do planeta.
Reivindicações da China
As reivindicações da China levam em conta o histórico do período imperial e contam até com um antigo mapa traçado unilateralmente pela potência asiática, conhecido como a demarcação da linha dos 9 traços ou da língua de vaca, não reconhecido pela Convenção das Nações Unidas nem pelo Tribunal Internacional do Direito do Mar.
Apesar da recente decisão das Cortes Internacionais de Arbitragem e da opinião do sistema internacional, que apoiam a demanda das Filipinas e dos outros países da região, a China vem expandindo os exercícios militares nesse mar e promovendo a construção de Ilhas artificiais, que geralmente servem como bases militares. Sem falar no desrespeito às normas internacionais, a ocupação chinesa da região já gerou uma série de prejuízos ambientais aos delicados ecossistemas dos recifes de corais.
Alternativas para os países em disputa com a China
Nesse contexto, a Índia e o Japão, duas das maiores economias asiáticas, apresentam-se como alternativas para esses países em disputa com a China. Essas duas grandes economias saem beneficiadas com o conflito ao obter mais espaço de influência política e econômica no vácuo deixado pela China. Um exemplo prático disso foi a Índia ter assinado recentemente um Tratado de Livre Comércio com a Malásia, dois dias após firmar uma cooperação do mesmo tipo com o Japão, aumentando a influência dos dois países no Leste da Ásia.
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.