Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Vidas Secas

Sugestão de leitura para o CACD: Vidas Secas

Conteúdo postado em 15/01/2021

Olá, sapientes!

 

Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, é um daqueles clássicos da literatura brasileira que aparece em todos os tipos de vestibulares e concursos. E o CACD não poderia ser uma exceção, né? Mas vocês sabem o motivo disso? Vamos descobrir!

 

Sobre o livro

 

O enredo de Vidas Secas aborda questões da cultura regional, da sociologia e da identidade brasileira. A trama discute sobre a situação dos retirantes, que foram obrigados a deixarem a terra onde viviam por causa da seca do sertão nordestino e tiveram que enfrentar abusos de pessoas em situação de poder ao buscar uma nova vida tanto no campo quanto nas cidades. Além de sua importância pela discussão dos problemas estruturais da seca e da burocracia nacional, o romance é considerado símbolo da produção da segunda fase do modernismo, a regionalista, por seu estilo único.

 

Nos 13 capítulos do livro, a história é contada sem seguir uma uma linearidade temporal, podendo, assim, ser lida na sequência que o leitor preferir. Somente o primeiro, “Mudança”, e o último, “Fuga”, não podem ser lidos em outra ordem, já que um introduz a situação dos retirantes e o outro mostra uma nova seca e uma nova busca por um local melhor, gerando um sentimento de realidade cíclica interminável.

 

Graciliano Ramos escreve de modo objetivo, sem dar espaço para a romantização da situação e economizando nos adjetivos, gerando uma certa sensação de aridez que, aparentemente, também é traduzida nos comportamentos dos personagens. 

 

Por isso, se você ainda não leu esse clássico, já pode colocá-lo na sua listinha de leituras futuras! 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS