Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Resenhas de Literatura

Sugestão de leitura para o CACD: Resenhas de Literatura

Conteúdo postado em 18/07/2019

Olá, Sapientes!

 

A prova para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) está se aproximando e o tempo para dar conta de todo o edital deve estar cada vez mais corrido, não é mesmo? A gente até consegue reservar aquela meia horinha, antes de dormir, para ler alguma obra literária, mas acaba sendo muita coisa para cumprir em pouco tempo, certo? Bom, pensando nesse desafio, selecionamos dois volumes que podem contribuir para ampliar nossa bagagem literária e nos preparar melhor principalmente para a fase dissertativa de Língua Portuguesa. Vamos conferir?

 

Estamos falando de duas coletâneas organizadas por Lourenço Dantas Mota e intituladas Introdução ao Brasil: Um Banquete no Trópico (volumes I e II). Assim como diz o organizador, o objetivo de ambos os volumes é o de estimular o contato com os textos originais e facilitar o acesso de não especialistas à produção de autores clássicos da literatura brasileira. Trata-se de uma seleção de resenhas bastante completas, escritas por especialistas renomados em sua área, que vão procurar envolver o leitor no conhecimento de nosso país, especialmente no que se diz respeito a sua formação histórica, seu povo, sua sociedade, sua cultura, sua economia e suas instituições.

 

No primeiro volume, encontraremos um conjunto de 19 obras clássicas como “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, “Casa-Grande & Senzala”, de Gilberto Freire, “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, “Formação do Brasil Contemporâneo”, de Caio Prado Júnior, “Formação Econômica do Brasil”, de Celso Furtado, e por aí vai. No segundo volume, teremos acesso a outras 17 resenhas de obras como “Visão do Paraíso”, de Sérgio Buarque de Holanda, “O Abolicionismo” e “Minha Formação”, de Joaquim Nabuco, “Os Índios e a Civilização”, de Darcy Ribeiro, e tantas outras mais. O bom é que podemos escolher as resenhas que mais nos interessam, sem a necessidade de ler os livros por completo, não é verdade?

 

O único porém em relação a esses dois volumes de resenhas é que eles não são mais publicados, não sendo, portanto, possível de adquiri-los por meio de livrarias. No entanto, existem outras formas de acesso a eles como a aquisição por meio de sebos (o preço costuma ser meio salgado), download de seu formato digital ou, até mesmo, por meio de empréstimo em bibliotecas. Talvez não seja tão difícil de encontrá-los. Não  custa nada tentar, não é?

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Então, segura essa novidade! Com a publicação do edital para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapi lançou o terceiro – e último – lote para o curso Maratona 1ª Etapa 2019, com uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, claro, as aulas estarão atualizadas e totalmente alinhadas com as alterações do novo conteúdo programático. E aí, curtiu? Então, vem revisar com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 3º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-resenhas-de-literatura

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS