Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Tudo o que você precisa saber sobre as fases do CACD!

Tudo o que você precisa saber sobre as fases do CACD!

Olá, sapientes!

 

Como já falamos aqui, um dos requisitos para se tornar diplomata é prestar e ser aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, o CACD. Mas como é que funciona esse concurso, afinal? Podem deixar que o Blog Sapi conta tudo!

 

A história do CACD

 

Em primeiro lugar, é interessante saber que a utilização de exame para acesso ao Itamaraty existe desde 1946, com a criação do Instituto Rio Branco (IRBr), que realizava exames periódicos para selecionar os candidatos que participariam do Curso de Preparação à Carreira de Diplomata (CPCD). A partir de 1996, esse exame passou a ter o nome que conhecemos hoje: Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.

 

Desde de sua criação até a atualidade, o certame aconteceu todos os anos - com exceção da edição de 2020, que foi adiada por conta da situação de emergência causada pela pandemia de coronavírus

 

Como já era de se esperar, o concurso passou por diversas mudanças ao longo de todos esses anos. Querem um exemplo? Antigamente, o exame também contava com provas orais, o que foi eliminado para conferir maior impessoalidade ao certame. Além disso, várias matérias já foram cobradas ao longo das décadas: Corografia do Brasil e Cultura Geral foram temas recorrentes, por exemplo. Já em 2008, o candidato que chegasse à última fase poderia escolher em que língua estrangeira seria avaliado: as opções incluíam alemão, árabe, espanhol, francês, japonês, mandarim e russo.

 

E como é o CACD atualmente?

 

Nos últimos anos, o concurso se dividiu entre duas a três fases. Em 2022, o CACD contou com três fases, divididas entre provas objetivas e dissertativas. 

 

- Primeira Fase

Em 2022, ela foi composta de 73 questões, com quatro assertivas cada, distribuídas em duas avaliações, uma de manhã e outra de tarde. É importante lembrar que essa etapa é eliminatória. 

 

As disciplinas exigidas foram:

Língua Portuguesa

História do Brasil

Política Internacional

Economia

Língua Inglesa

Historia Mundial

Geografia

Direito

 

- Segunda Fase

Aplicada nas capitais com candidatos aprovados na Primeira Fase, as prova da Segunda Fase foram dissertativas e constituídas das seguintes disciplinas:

 

Língua Portuguesa

Língua Inglesa

 

- Terceira Fase

Aplicada nas capitais com candidatos aprovados na Segunda Fase, as provas da Terceira Fase foram dissertativas, de caráter eliminatório e classificatório, e contaram com as seguintes disciplinas: 

 

História do Brasil

Política Internacional

Geografia

Economia

Direito

Língua Espanhola

Língua Francesa

 

Olhando assim, parece ser muita coisa, né? Com isso, é normal que bata um leve medo de não dar conta de estudar tudo isso. No entanto, podem ficar calmos, porque é totalmente possível se preparar para o CACD sem deixar nenhuma disciplina passar batido...

 

E nós podemos te ajudar com isso!

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS