Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Você entende como funciona a Imunidade consular?

Você entende como funciona a Imunidade consular?

Olá, futuros diplomatas!

 

Se vocês seguem o Blog Sapi, já devem saber que a carreira consular é integrada à carreira diplomática no corpo diplomático brasileiro (o que não é regra para os outros países). A gente também já viu aqui sobre as imunidades da carreira diplomática, mas vocês já conhecem as imunidades da carreira consular? A gente explica!

 

As relações consulares

 

A Convenção de Viena de 1963 sobre as relações consulares codificou boa parte do costume internacional sobre o tratamento recebido pelos consulados. Embora o direito internacional conceda os mesmos privilégios a diplomatas e cônsules, estes recebem menos imunidades, todas relacionadas ao caráter mais funcional e burocrático dessa carreira.

 

Tipos de imunidade

 

Os funcionários consulares (chefe da repartição consular e demais cônsules) têm imunidade penal, civil e administrativa, mas apenas em relação aos seus atos oficiais, diferentemente dos diplomatas, em que a imunidade se estende plenamente a atos não relacionados à carreira. Em relação aos atos particulares, os funcionários consulares têm certa inviolabilidade penal, podendo haver a prisão desse funcionário somente quando o ato já foi julgado ou, preventivamente, em caso de crime grave (art.41, CVRC/63).

 

Empregados consulares, como o oficial e o assistente de chancelaria, carreiras administrativas, também recebem imunidade penal, civil e administrativa, mas não recebem a inviolabilidade como os cônsules.

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS