
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, futuros diplomatas!
Se vocês seguem o Blog Sapi, já devem saber que a carreira consular é integrada à carreira diplomática no corpo diplomático brasileiro (o que não é regra para os outros países). A gente também já viu aqui sobre as imunidades da carreira diplomática, mas vocês já conhecem as imunidades da carreira consular? A gente explica!
A Convenção de Viena de 1963 sobre as relações consulares codificou boa parte do costume internacional sobre o tratamento recebido pelos consulados. Embora o direito internacional conceda os mesmos privilégios a diplomatas e cônsules, estes recebem menos imunidades, todas relacionadas ao caráter mais funcional e burocrático dessa carreira.
Os funcionários consulares (chefe da repartição consular e demais cônsules) têm imunidade penal, civil e administrativa, mas apenas em relação aos seus atos oficiais, diferentemente dos diplomatas, em que a imunidade se estende plenamente a atos não relacionados à carreira. Em relação aos atos particulares, os funcionários consulares têm certa inviolabilidade penal, podendo haver a prisão desse funcionário somente quando o ato já foi julgado ou, preventivamente, em caso de crime grave (art.41, CVRC/63).
Empregados consulares, como o oficial e o assistente de chancelaria, carreiras administrativas, também recebem imunidade penal, civil e administrativa, mas não recebem a inviolabilidade como os cônsules.
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.